A crise na saúde pública de Linhares atinge os cirurgiões dentistas da rede municipal. Nesta sexta-feira (01/08), às 10 horas da manhã, os profissionais efetivos realizarão uma manifestação em frente à Prefeitura de Linhares, denunciando o agravamento das condições de trabalho e o descaso da gestão municipal.
O protesto é convocado pelo SINODONTO-ES (Sindicato dos Odontologistas do Espírito Santo), que alerta para a tentativa da Prefeitura de ampliar a carga horária dos dentistas sem qualquer reajuste salarial, contrariando um modelo de jornada estabelecido desde 2012.
Além disso, os profissionais enfrentam falta de insumos básicos, como materiais odontológicos, e até medicamentos simples como dipirona, segundo denúncias. Muitos equipamentos nas unidades de saúde estão quebrados, o que compromete o atendimento da população.
É bom lembrar que o secretário de Saúde, Phablo Gabriel Dobrovolsky da Silva, pediu exoneração no último dia 16 de junho. Desde então, a pasta é comandada interinamente por Alexandre Marim.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a presidente do SINODONTO-ES, Márcia Naomi Shinguetomi, expressou a indignação da categoria:
“A saúde bucal está sendo esquecida em Linhares. Nossos colegas estão trabalhando sem os insumos mínimos e agora estão sendo desrespeitados com a tentativa de aumento de jornada. A população também sofre com isso”, afirmou.
Veja vídeo:
A manifestação desta sexta tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e pressionar a administração municipal a negociar com a categoria e a resolver os problemas estruturais e administrativos que afetam a saúde bucal no município.
O espaço está aberto caso a Prefeitura de Linhares deseje se manifestar sobre o assunto.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais: