O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da localidade de Rio Quartel, em Linhares, amanheceu com sinais de arrombamento e depredação nesta segunda-feira, 08 de setembro.
De acordo com informações repassadas à reportagem, funcionários que chegavam para trabalhar se depararam com o prédio sujo, portas e janelas violadas e com as hortas comunitárias, mantidas nos fundos da unidade, totalmente destruídas.
Siga o nosso Instagram – @nortenoticiaes
O CRAS desempenha papel essencial no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social em Rio Quartel, oferecendo serviços de orientação, acompanhamento e benefícios eventuais. O episódio levanta preocupação sobre a segurança do patrimônio público e possíveis impactos no atendimento à comunidade.
O Norte Notícia entrou em contato com a Prefeitura de Linhares, questionando:
-
Se o município confirma o arrombamento e os danos relatados;
-
Se houve registro de boletim de ocorrência e acionamento das forças de segurança;
-
Quais medidas emergenciais estão sendo tomadas para limpeza, reparos e retomada do atendimento;
-
Se haverá reforço na segurança do espaço para evitar novos episódios;
-
E qual a previsão para retorno pleno dos serviços à população.
-
Existe escala de Guardas para aturarem no estabelecimento? Se não existe qual o motivo?
A Prefeitura de Linhares enviou uma nota a respeito do caso. Veja Nota na Íntegra:
“A secretaria municipal de Assistência Social lamenta os atos de vandalismo registrados no CRAS de Rio Quartel. O local foi invadido por vândalos que destruíram a horta e jogaram óleo queimado nas paredes da lavanderia, além de despejarem lixo no interior do Centro de Referência e Assistência Social do distrito. O caso foi registrado na Delegacia Regional de Linhares e a Polícia Civil investigará o caso. O distrito possui rondas periódicas da Guarda Civil Municipal e câmeras de videomonitoramento são analisadas.”