A criança que precisou de atendimento médico na UPA infantil do bairro Shell em Linhares, teve que esperar mais de 6 horas.
Crianças chorando, impacientes e pais indignados. Essa foi à cena vista na Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA), que fica no bairro Shell, em Linhares.
Após nossa reportagem receber várias reclamações via telefone e whatsApp, 27 – 99527-2726, nossa reportagem foi até a Unidade de Saúde e constatou de perto o caos em que se encontrava na UPA.
Pais disseram para nossa reportagem que estavam aguardando mais de 6 horas para que o filho fosse atendido. “Isso é um descaso com o ser humano”. Disse um dos pais para nossa reportagem.
Veja vídeo feito ao vivo na tarde desta quarta-feira 16 de março de 2022. Click na palavra ao vivo logo abaixo
Nossa reportagem buscou respostas junto ao setor de comunicação do município que através de nota disse que, devido a emergências na unidade na unidade, o tempo de espera foi anormal, a nota ainda diz que que com o período de sazonalidade bronquiolite a Upa está com grande volume de atendimento de doenças respiratórias. A secretária encerra a nota dizendo que orienta aos pais a primeiro procurar a unidade de saúde do seu bairro.
Contrariando a nota, como pode ser vistos nos comentários do ao vivo no facebook da página do Norte Notícia a vários relatos de pais dizendo que o problema na demora no atendimento está correndo com frequência, e em relação a orientação para que os país procurem primeiro a unidade de saúde do bairro em que eles moram, os pais relatam que procuram a UPA infantil, por não ter pediatras nas unidades de saúde.
Veja nota da Prefeitura na íntegra:
“A Secretaria de Saúde informa que, devido a emergências na unidade, o tempo de espera para atendimento nesta quarta (16), na Upa Infantil 24 Horas de Linhares, no Bairro Shell, foi anormal.
Com o período de sazonalidade da bronquiolite, a Upa Infantil está com grade volume de atendimento a doenças respiratórias.
A Upa confirma que houve emergências, o que provocou um tempo maior de espera para os pais em consulta com os filhos. Mas, ainda assim, dentro do protocolo da classificação de risco. Seguindo esse protocolo, o que coloca crianças em estado grave em prioridade, houve também as emergências, elevando as horas que antecedem aos atendimentos.
A equipe da Upa está com 4 pediatras 24h em atendimento e toda equipe completa. A Unidade relata ainda o registro de pacientes de outros municípios procurando a Upa Infantil de Linhares.
A Secretaria de Saúde orienta aos pais a primeiro procurar a unidade de saúde do seu bairro, e na urgência e emergência, a Upa Infantil. A Secretaria conta com a compreensão dos pais”.