Uma ferramenta imprescindível ao trabalho. É assim que a professora de Língua Portuguesa Vandercileia dos Santos Barbosa de Lima, que atua na EMEF Samuel Batista Cruz, em Linhares, define a conexão com a internet em tempos de ensino híbrido e pandemia. Ela, assim como centenas de educadores que atuam na rede pública municipal, precisaram trocar as salas de aulas por ambiente virtuais para garantir não só o seu sustento, como principalmente o aprendizado de seus alunos.
A rotina dos professores, que inclui preparo de aulas, planejamento, reuniões e atendimentos aos estudantes, passou a depender da internet em março de 2020, quando as aulas em Linhares foram suspensas pela primeira vez, devido à transmissão da Covid-19. Desde então, a conexão com as redes tem sido fundamental, mas também se impõe como um desafio aos profissionais do ensino.
“Já fiquei sem internet, tive que ampliar meu plano da conta do celular e pedir a manutenção da empresa para não deixar de fazer aula online com os alunos. Uso meus equipamentos e, como professora, preciso ter um notebook de uso individual, não posso dividi-lo com outras pessoas da minha casa. Por causa do trabalho remoto, a internet é um serviço que não posso cancelar”, diz a professora Vandercileia.
Devido a relatos como esse, e pensando em garantir condições adequadas ao trabalho dos educadores em tempos de ensino híbrido, bem como assegurar a oferta desse ensino aos estudantes, o vereador professor Antônio Cesar (PV) propõe a oferta do auxílio internet aos professores da rede pública municipal de Linhares. O Projeto Indicativo (PI) que trata do assunto foi lido na última sessão ordinária da Câmara Municipal.
“Nem todos os professores possuem uma rede de internet apropriada em casa, e o pior, arcam com este custo com o dinheiro do próprio bolso. Acredito que se não tomarmos providências, essa situação não só afetará o desempenho dos educadores, como irá comprometer a qualidade do ensino ofertado em Linhares”, comenta o professor.
Conforme o projeto, o auxílio internet, ou auxílio conexão, deverá ser ofertado aos professores que estiverem lecionando por meios virtuais, durante o período de vigência de calamidade pública. O valor mensal será fixado considerando o preço médio praticado pelos prestadores do serviço. Tal definição ficará a cargo do poder Executivo.
Na justificativa do PI, Antônio Cesar cita o artigo 23 da Constituição Federal, que estabelece a competência comum da União, Estados, Distrito Federal e dos Municípios em proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação.
Para a professora Vandercileia, o auxílio seria muito bem-vindo e importante. “O sistema de chamada e registro de aulas já era online antes mesmo da pandemia. Agora, com o ensino híbrido, usamos ainda mais para preparar e enviar as atividades para os alunos e está sendo uma forma de entrar em contato com eles. O trabalho com os alunos se torna mais eficaz quando o professor sabe que tem a garantia que terá acesso à internet”, afirma.
Segundo a professora, há relatos de educadores que tiveram dificuldades em cumprir prazos por falta de internet e,como consequência, não conseguiram renovar o contrato de trabalho. “São situações que devem ser observadas com muito respeito, afinal de contas, a internet é um serviço pago, mas tornou-se ferramenta essencial para o trabalho, e sendo uma ferramenta, deve ser oferecida pelo empregador”, comenta.
Iniciativas semelhantes
Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado anunciou um pacote de investimentos na educação, que inclui o pagamento de auxílio internet no valor de R$ 50 para profissionais da área. O auxílio contempla cerca de 15 mil educadores, entre professores efetivos e temporários, garantindo assim o ensino remoto ou híbrido. O custo deve passar dos R$ 750 mil mensais.
Iniciativa semelhante chegou a tramitar no Congresso Nacional, mas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. A proposta do PL 3.477/2020 era garantir acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da educação básica pública. O texto estabelecia ainda um prazo de seis meses para o programa, tomando como referência o preço de R$ 0,62 por gigabyte.
Acesso ao projeto
O projeto do auxílio internet para professores de Linhares está disponível no site https://sapl.linhares.es.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2021/11886/pl_aux.conexao.pdf