Norte Notícia
  • Início
  • Polícia
  • Saúde
  • Economia
  • Emprego
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Política
  • Gospel
  • Classificados
  • Pets
  • Ao Vivo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Polícia
  • Saúde
  • Economia
  • Emprego
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Política
  • Gospel
  • Classificados
  • Pets
  • Ao Vivo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Norte Notícia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

ANÚNCIO
Home Economia

VAI VOLTAR AO NORMAL – Fim de cobrança extra deve reduzir conta de energia em 6,5%

Além de gerar efeitos positivos para os consumidores, o fim da bandeira extraordinária deve levar a uma desaceleração da inflação.

Norte Notícia por Norte Notícia
7 de abril de 2022
em Economia, Outros destaques
0
0
Compartilhamentos
Compartilhe no FacebookEnvie essa Notícia no WhatsAppEnvie essa no Twitter

O governo federal  anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e a volta da bandeira verde na conta de luz a partir do próximo dia 16.

A nova data é uma antecipação em relação ao prazo esperado para a troca da bandeira, que seria no fim do mês.

Pelos cálculos do governo, a conta de luz teria redução de cerca de 20% com o fim da cobrança de taxa extra para bancar o funcionamento de termoelétricas. Especialistas ouvidos pelo Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) afirmam, no entanto, que a queda deverá ser diluída com os reajustes tarifários das distribuidoras que serão estabelecidos ao longo deste ano.

A PSR, a maior consultoria de energia do país, estima que, em média, esses reajustes serão de 15%. Então, computados os aumentos tarifários em 2022, a redução média na conta de luz do consumidor residencial deverá ser de 6,5%.

FGV vê queda de inflação em maio

Além de gerar efeitos positivos para os consumidores, o fim da bandeira extraordinária deve levar a uma desaceleração da inflação em maio.

Anunciada em agosto, a bandeira de escassez hídrica foi uma das medidas estabelecidas pelo governo em 2021 para evitar falhas no fornecimento de energia por causa da falta de chuvas. O patamar, que se encerraria em 30 de abril deste ano, representa uma cobrança adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Em um cenário muito diferente, já que choveu o suficiente para garantir a recuperação dos reservatórios, o governo descartou agora a possibilidade de prorrogar a cobrança adicional ou a criação de um patamar extraordinário.

“Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio, e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, escreveu o presidente no Twitter.

Desde o mês passado, Bolsonaro – que concorre à reeleição – já indicava em entrevistas e na sua live semanal mudança da bandeira tarifária, chegando a dizer que o modelo atual “mete a mão no bolso do consumidor”. Na verdade, a tarifa de escassez hídrica estava prevista para valer até abril desde que foi criada. A dúvida do mercado era se haveria um escalonamento nessa redução.

Para o gerente de Preços e Estudos de Mercado da consultoria Thymos Energia, Gustavo Carvalho, a cobrança mais cara já poderia ter sido suspensa há alguns meses, dado o cenário positivo em relação às chuvas. Nos últimos meses, o governo tem limitado a quantidade e o valor das usinas térmicas em operação. “O propósito das bandeiras tarifárias é sinalizar o custo do despacho térmico. Como o custo agora é menor, não faz sentido manter uma bandeira”, afirma. Ele estima que em julho, agosto e setembro deverá ser acionada a bandeira amarela.

O sistema de bandeiras foi criado em 2015. Na prática, as cores verde, amarela ou vermelha indicam se haverá ou não cobrança extra nas contas de luz e seu valor. O patamar para maio seria divulgado no dia 29 de abril.

O fim da bandeira extraordinária deve levar a uma desaceleração da inflação em maio. Em 2021, a economia foi impactada pelos sucessivos aumentos na conta de luz. A criação do patamar extraordinário e outras medidas com custos bilionários adotadas pelo governo foram responsáveis por pressionar os preços da energia, que fecharam 2021 com alta de 21,21%.

ANÚNCIO

O economista André Braz, do Ibre-FGV, afirma que o impacto da bandeira verde será absorvido já em maio. “A mudança vai trazer uma redução destacada no preço da energia elétrica e um efeito grande na inflação média, que pode até ser negativa. A previsão é de um IPCA médio de -0,20% em maio”, disse. “É um efeito nacional, todas as cidades vão registrar o movimento ao mesmo tempo, diferentemente dos reajustes das distribuidoras, que acontecem em datas diferentes.”

Para o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, qualquer redução na energia tem impactos positivos na inflação, mas isso é um movimento pontual. “É um alívio, mas não suficiente para tirar a inflação da trajetória de alta que vem sendo observada nos últimos meses”, disse, acrescentando que outros componentes podem fazer com que os preços desacelerem em maio, como o valor do dólar.

Por Agência Estado – Economia/R7

 

 

Tags: Conta de Energia Elétrica
CompartilharEnviarTweet
Notícia Anterior

Aracruz é o quarto município a receber Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do Governo do Estado

Próxima Notícia

Homem de 46 anos é preso pela Policia Civil, no córrego Araribóia, suspeito de abusar sexualmente de nove crianças

Relacionados Posts

Projeto de Ressocialização no CDRL de Linhares entrega cinco viaturas reformadas à Polícia Penal do ES
Cidade

Projeto de Ressocialização no CDRL de Linhares entrega cinco viaturas reformadas à Polícia Penal do ES

VÍDEO – Após denúncia do Norte Notícia sobre falta de material, vereador da base do prefeito admite problemas em UBSs
Cidade

VÍDEO – Após denúncia do Norte Notícia sobre falta de material, vereador da base do prefeito admite problemas em UBSs

Furto e morte no Pontal do Ipiranga, em Linhares, nesta madrugada (6)
Outros destaques

Furto e morte no Pontal do Ipiranga, em Linhares, nesta madrugada (6)

Paróquia de Linhares vai promover Tardezinha com louvor, grupo de pagode gospel e banda SOS Juventude para comemorar 20 anos do EJC
Entreterimento

Últimos ingressos: Tardezinha que vai celebrar os 20 anos do EJC será neste sábado (7) no pátio da Igreja Matriz

VIDEOS – Professores protestam na Câmara e cobram cumprimento do Piso Nacional.” Respeitem os professores de Linhares”. Chegou a pedir os manifestantes
Cidade

Professores de Linhares intensificam mobilização e voltam à Câmara para cobrar pagamento do piso salarial

VIDEOS – Moradores de Bebedouro enfrentam transtornos com acúmulo de água e cobram ação da Prefeitura de Linhares, que não responde
Cidade

VIDEOS – Moradores de Bebedouro enfrentam transtornos com acúmulo de água e cobram ação da Prefeitura de Linhares, que não responde

Próxima Notícia
Homem de 46 anos é preso pela Policia Civil, no córrego Araribóia,  suspeito de abusar sexualmente de nove crianças

Homem de 46 anos é preso pela Policia Civil, no córrego Araribóia, suspeito de abusar sexualmente de nove crianças

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Instagram Twitter Youtube

Categorias

  • Acidente
  • Agricultura
  • Cidade
  • Classificados
  • Destaques
  • Economia
  • Educação
  • Eleiçoes 2024
  • Emprego
  • Entreterimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Gospel
  • Governo do E.S
  • O Site
  • Obituário
  • Outras Notícias
  • Outros destaques
  • Pets
  • Polícia
  • Política
  • PRF
  • Saúde
  • Segurança
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Turismo

© 2021 - ESPIRITO SANTO MULTIMIDIA E COMUNICACAO LTDA - Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Polícia
  • Saúde
  • Economia
  • Emprego
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Política
  • Gospel
  • Classificados
  • Pets
  • Ao Vivo

© 2021 - ESPIRITO SANTO MULTIMIDIA E COMUNICACAO LTDA - Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

error: Content is protected !!

Fique atualizado com notícias do Espírito Santo pelo nosso grupo do Whatsapp