Na ocorrência da Polícia Militar consta que por determinação do Centro de Comando Operacional (CCO), do 12º Batalhão da Polícia Militar em Linhares uma guarnição deslocou à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alberto Stange Júnior, para verificar uma denúncia dando conta de que quatro bandidos portando arma de fogo em mãos teriam escondidos na quadra, que fica ao lado da escola, após realizarem aproximadamente 13 disparos nas proximidades na Rua Três de maio, no Centro de Sooretama. Durante o percurso, para o local, os policiais receberam a informação de que foi visto quatro suspeitos transitando pelo pasto em direção a uma mata, que fica próximo a um viveiro de mudas.
De posse desta informação as guarnições seguiram para o local informado e ao chegar no pasto, que margeia a mata, os militares depararam com os quatro suspeitos, sendo que três deles ao notar a presença dos militares efetuaram muitos disparos contra eles, que de pronto revidaram a injusta agressão atirando contra os elementos. A troca de tiros foi tão intensa que os militares precisaram realizar uma recarga emergencial, tendo em vista que os indivíduos não cessavam a injusta agressão.
Em dado momento os indivíduos fugiram em direção ao Bairro Canaã entrando no matagal, deixando cair uma submetralhadora industrial cal.380 sem numeração, municiada e alimentada contendo sete munições em seu carregador e ainda uma espingarda de pressão 0.55 com adulteração para cal. .22, contendo uma munição deflagrada, ainda foi encontrada pelos militares uma mochila contendo trinta e uma munições intactas.
Os policiais iniciaram uma varredura no local, onde encontraram com um dos indivíduos escondido atrás de um arbusto e os militares ao se aproximaram dele, o elemento novamente efetuou vários disparos em direção a guarnição que mais uma vez, para repelir a injusta agressão efetuado disparos em direção ao agressor, que em determinado momento foi visualizado pelos militares que o elemento estava fugindo novamente, atravessando uma cerca e segurando um revólver, neste momento foi dado voz de prisão a ele, que deitou-se no chão, ainda de posse da arma, momento em que um policial se aproximou dele e recolheu a arma de sua mão, sendo um revólver cal.38 , número 1284547 marca Taurus, contendo em seu tambor 5 munições do mesmo calibre deflagradas e uma intacta, porém picotada, também estava numa bolsa, pendurada no braço do indivíduo, sete munições cal. 38 intactas, bem como seis capsulas do mesmo calibre deflagradas. Neste momento os militares viram que o bandido havia sido ferido e fizeram contato imediato com o SAMU, solicitando socorro ao acusado. Uma equipe de socorro do SAMU foi até ao local, mas os individuou não resistiu aos ferimentos e morreu. O óbito foi confirmado pela médica da equipe do SAMU.
Ainda durante diligências a guarnição conseguiu prender outro suspeito, identificado como, Eudson da Silva Veríssimo, 22 anos, ele confessou aos militares que participou da troca de tiros com os policiais. Diante da declaração do elemento ele foi conduzido para a 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares.
Durante o confronto com os militares, Eudson portava a submetralhadora cal. 380, tendo em dado momento deitado no chão atirando por várias vezes atentando contra a vida dos militares, os elemento ainda informou para a Polícia, que os comparsas teriam ido até a Rua Três de maio tentar tomar um ponto de tráfico de drogas, de uma gangue rival comandada pelo Alex “Bola Oito”.
O individuou morto durante o confronto foi identificado como Leocacio da Rocha Dos Santos, 27 anos. Foi constatado pela PM que ele tinha uma extensa fecha criminal.
A pericia criminal da Policia Civil esteve no local e de acordo com os primeiros procedimentos periciais ficou constatado que no corpo de Leocacio haviam três perfurações, ocasionadas por disparos de arma de fogo, sendo uma na face, na região da boca, outro no ombro esquerdo e um no braço direito. Ainda durante o procedimento pericial foi encontrado em um dos bolsos das vestes de Leocacio sete munições intactas cal. .22, que foram levadas para análise pericial, no envelope lacrado. O corpo foi removido e encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML), de Linhares, que após ser identificado por familiares será liberado para velório e sepultamento.
Todo material apreendido pelos militares foi entregue na sede da 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares.
Nossa reportagem conversou com o sargento Curitiba, que participou da ocorrência e é o comandante do Pelotão da Policia Militar de Sooretama, ele tranquilizou a população, principalmente, alunos, pais de alunos e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alberto Stange Júnior, dizendo que o caso não tem nenhum envolvimento com a Escola e afirmou que os elementos não invadiram a unidade de ensino.
Material apreendido
Um revólver calibre .38;
Sete munições intactas:
Uma picotada;
Onze deflagradas todas cal.38;
Uma submetralhadora cal. .380:
Um carregaddor e sete munições intactas do mesmo calibre;
Uma espingarda de pressão cal. .22,
Trinta e uma munições intactas e uma deflagrada;
Uma bolsa pequena preta;
Duas caixas de munições cal. 380 e cal.22 vazias;
Duas colmeias.