A comunidade de Linhares está de luto com a perda precoce do adolescente Danilo de Souza do Santos Soares, que faleceu ontem, domingo (16/03), uma semana após ser atingido por um disparo de arma de fogo enquanto dormia na casa de um amigo, na localidade de Baixo Quartel. O sepultamento do jovem aconteceu na manhã desta segunda-feira (17/03).
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como homicídio, e a principal linha de investigação aponta para um disparo acidental, ocorrido durante uma “brincadeira” com um rifle calibre .22. A prima da vítima relatou que pediu ao namorado para entregar-lhe a arma, com o intuito de acordar os amigos, momento em que o disparo fatal ocorreu. O proprietário do rifle confirmou não possuir registro da arma, que foi apreendida juntamente com munições intactas.
Diante da gravidade do ocorrido, é fundamental alertar a população sobre os riscos de manusear armas de fogo sem conhecimento e responsabilidade. Episódios como esse reforçam a necessidade de conscientização sobre o perigo das armas em ambientes inadequados e sem os devidos cuidados.
A reportagem do Norte Notícia entrou em contato com o Delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, e ele disse que o caso está sendo tratado como homicídio, e que as investigações estão em curso. “Várias perícias já foram realizadas, testemunhas ouvidas e o caso segue em investigação, no final do inquérito teremos a conclusão se o homicídio foi doloso ou culposo”. Disse o delegado.
Nas redes sociais é grande a comoção de amigos e familiares de Danilo de Souza dos Santos Soares. Ele era um adolescente bastante ativo e participava do futebol amador de Linhares.
Homicídio Doloso e Culposo: Qual a Diferença?
-
Homicídio culposo: ocorre quando não há intenção de matar, mas a morte acontece por imprudência, negligência ou imperícia. No caso de Danilo, se for comprovado que o disparo ocorreu sem a intenção de matar, mas devido ao uso irresponsável da arma, pode ser enquadrado como homicídio culposo.
-
Homicídio doloso: acontece quando há intenção de matar ou quando a pessoa assume o risco de causar a morte. Caso as investigações apontem que houve dolo na ação da prima da vítima, por exemplo, o caso poderá ser enquadrado como homicídio doloso.
A tragédia de Danilo reforça a importância de um debate sério sobre a posse e o uso de armas de fogo. O Norte Notícia se solidariza com familiares e amigos do adolescente e segue acompanhando o caso para atualizações futuras.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO