Na noite desta quarta-feira (15/06), após ouvirem barulhos de disparos de arma de fogo, moradores do bairro Salvador, em Sooretama, próximo a Bionativa acionaram a Polícia que de imediato enviou uma viatura ao local.
Ao chegar na região em que a informação era de que elementos estariam fazendo disparos de arma de fogo , os militares realizaram patrulhamento no local na tentativa de localizar os envolvidos. Em determinado momento do patrulhamento, na Rua Antônio Martins, os policiais depararam com um veículo Fiat Pálio, e o condutor ao visualizar a guarnição da Polícia fez uma manobra brusca tentando fugir da guarnição, neste momento iniciou uma perseguição durante o percurso, foi dado ordem de parada para os ocupantes do veículo, através de sinais sonoros e luminosos o que não foi obedecido . Em dado momento da perseguição a viatura da PM conseguiu aproximar do carro dos suspeitos foi quando os ocupantes fizeram disparos de arma de fogo contra a guarnição, um dos policiais revidou fazendo seis disparos, para que a injusta agressão fosse cessada e de imediato foi pedido o apoio, via rádio, de outras guarnições. Percebendo que não iriam obter êxito na fuga o condutor do Pálio de placas GUU-3564, parou na Rua Domingos Oleandra.
Os militares realizaram a abordagem dos dois elementos, que estavam no veículo e durante a identificação dos envolvidos eles tentaram engar os policiais passando nomes falsos, o que a través da experiência dos policiais foi descoberto.
Um dos suspeitos ao ser detido deu o nome de Caio, porém foi descoberto que seu verdadeiro, ao ser conduzido para o compartimento de segurança da viatura, um dos elementos tentou fugir mais uma vez, sendo necessário usar as técnicas de imobilização para conter a agressividade dele.
Durante a abordagem dos indivíduos chegou o reforço que havia sido solicitado, inclusive com a presença da Equipe K9, do Cão Nill, que auxiliou nas buscas. Durante a abordagem, em conversa com os detidos os militares conseguiram identificar o verdadeiro nome dos envolvidos, sendo Lucas Ribeiro de Jesus Santos, 25 anos e José Ricardo Ribeiros da Conceição 20 anos, e foi constatado que a dupla tinha mandado de prisão em aberto.
Durante as buscas realizadas pelo Cão Nill, no interior do Pálio, foram encontradas duas capsulas de arma cal. 380 e no percurso realizado durante a perseguição foram encontradas mais 12 capsulas do mesmo calibre.
A guarnição da PM acionou o guincho para fazer a remoção do automóvel Pálio, enquanto a equipe aguarda a chegada do guincho um parente de um dos detidos chegou ao local a bordo de um veículo Ford Focus de cor branca com placa MPEoI47 e ao ser dada a ordem de parada o condutor do veículo tentou empreender fuga dos militares que estavam a borda da RP 4677,mas foi abordado na Rua Juvenal Alves e após a inspeção no veículo realizada pelos policiais foi constatado que o automóvel tinha restrição de furto e roubo, sendo que a placa original do veículo é ODM8G39.
Durante a confecção da ocorrência o detido Lucas, assumiu que roubou o carro em Linhares, juntamente com outro elemento, que ele não soube informar o nome.
Os dois veículos foram encaminhados para o pátio credenciado pelo DETRAN. O palio foi removido por não haver condutor habilitado.
Os três ditos juntamente com as munições apreendidas formam encaminhados para a sede da 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares.