Uma situação inusitada e grave levou um grupo de professores da EMEF Zeferino Batista Fiorot, em Linhares, a protocolarem uma denúncia no Ministério Público após, segundo eles, reportarem problemas à Secretaria Municipal de Educação e não obterem providências.
Entre os problemas apontados estão ventiladores quebrados nas salas de aula dos 7º anos A, B e C, além de banheiros entupidos, vazamentos, sujeira nas áreas internas e a presença de cães de rua no pátio e até mesmo dentro da cozinha onde a merenda é preparada.
Segundo o relato, no dia 25 de junho de 2025, um professor concursado procurou a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Linhares, registrando em termo de declaração os problemas, relatando que a situação havia sido informada anteriormente à Secretaria de Educação, sem retorno efetivo, o que motivou a formalização da denúncia junto ao MP no dia 15 de junho e anteriormente, conforme o Norte Notícia foi informado, outros professores também já haviam feito denúncias sobre os mesmo problemas e ainda de acordo com informações alguns desses problemas forram relatados desde o ano passado.
Professores, funcionários e alunos aguardam providências do município para garantir condições dignas de estudo e trabalho, priorizando saúde e segurança para todos na escola.
O Norte Notícia demandou a Prefeitura que respondeu através de nota.
Nota da Prefeitura
Em resposta ao Norte Notícia, a Prefeitura informou, por nota, que uma equipe de manutenção esteve na escola em 30 de junho e realiza visitas periódicas, sempre que solicitada. A limpeza do pátio ocorreu em 3 de julho, e uma equipe de manutenção iria à escola ainda hoje (7) para avaliar a troca dos ventiladores.
Sobre os animais, a Prefeitura afirmou que a presença de cães na cozinha foi registrada apenas uma vez no ano passado e não houve novo registro, e que a presença de animais no pátio será apurada.
A Secretaria Municipal de Educação destacou que a climatização das escolas está em andamento no município e que a EMEF Zeferino Fiorot será contemplada conforme o cronograma avançar.
Enquanto isso, a comunidade escolar segue aguardando a solução dos problemas para assegurar um ambiente de ensino seguro e digno para os alunos de Linhares.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO