A Polícia Militar prendeu nesta segunda-feira (06/01) Gabriel de Aguiar de Souza, de 18 anos, conhecido como “RD”, acusado de cometer um homicídio na noite de ontem, domingo (05/01), em Sooretama, que teve como vítima Rafael Ferreira Vanor, 22 anos de idade, conhecido como “Loirinho”. Durante a abordagem, os agentes apreenderam uma pistola calibre .380 que havia pertencido a um policial penal assassinado em 2024 em uma comunidade do Rio de Janeiro. A arma havia sido furtada na ocasião do crime.
A ação foi desencadeada após informações da Polícia Civil de Sooretama e de populares, que indicaram Gabriel como autor do homicídio e revelaram que ele possuía um mandado de prisão em aberto por outro homicídio.
Com as informações em mãos, uma guarnição da Polícia Militar localizou Gabriel na Avenida Vista Alegre, em frente a uma oficina de motos. De acordo com o relatório policial, ao perceber a presença dos agentes, o suspeito tentou fugir e sacar a arma que carregava na cintura. Em resposta, os policiais efetuaram quatro disparos para conter a ameaça, momento em que Gabriel se rendeu, jogando-se ao chão e levantando as mãos.
Ele foi imobilizado e colocado no compartimento de segurança da viatura devido à possibilidade de nova tentativa de fuga. Apesar da situação tensa, Gabriel foi encaminhado à delegacia sem lesões.
Arma Furtada e Mais Munições
A pistola apreendida – modelo .380 (pt kbv68012) – foi identificada como propriedade de um policial penal assassinado no Rio de Janeiro em 2024. Os agentes também localizaram um carregador sobressalente com 15 munições calibre .380 ACP, sendo 10 delas de recarga com ponta preta. O carregador foi encontrado durante buscas adicionais em uma moita de mato alto no mesmo terreno onde Gabriel foi preso.
A família do suspeito e sua advogada, foram informadas sobre a prisão. Gabriel foi entregue às autoridades competentes e permanecerá à disposição da Justiça.
Resposta Rápida da Polícia
A prisão de Gabriel evidencia a eficácia da integração entre as Polícias Militar e Civil em Sooretama. A ação rápida demonstra o compromisso das autoridades em dar uma resposta contundente à criminalidade, garantindo maior segurança à população local.