Os professores da rede municipal de ensino de Linhares iniciaram hoje (12), pela manhã o movimento denominado dia “D”.
A paralisação teve inicio na manhã de hoje, e segue até o final desta quinta-feira.
Segundo informações da presidente do Sindicado dos Servidores Públicos de Linhares (SISPML), Simone Aguiar, é que nesse primeiro período do dia o movimento é ótimo e chegou a atingir 90% das unidades de ensino, na sede e cerca de 70% no Interior. A presidente reafirma que o motivo do movimento nesse dia é que a Prefeitura não acatou a sentença judicial em primeira instância que determinou o cumprimento na íntegra do Plano de Cargos e Salários do magistério. Ela ainda convida toda categoria para uma manifestação em frente ao prédio da prefeitura hoje a partir das 15 horas.
Simone Aguiar acrescentou que a população entendeu a reivindicação dos professores e está apoiando o movimento e por esse motivo esta agradecendo toda a sociedade e finalizou com a frase “A nossa cidade não está de volta, e sim uma revolta”.
Confira nota da Prefeitura na Integra:
O Município entrou com recurso no Tribunal de Justiça porque discorda do entendimento exarado na decisão proferida pelo juízo de primeiro grau, submetendo a situação a um novo exame, agora, por um colegiado.
Portanto, não há qualquer ilegalidade ou arbitrariedade na conduta adotada pelo Município em recorrer de uma decisão, ao contrário, trata-se de um direito com previsão constitucional, uma garantia processual.
Por outro lado, não está havendo descumprimento de decisão judicial vez que o prazo para o Município é contado da remessa dos autos a Procuradoria e não do dia em que proferida a decisão.