Ícone do site Norte Notícia

Secretaria de Saúde promove ações de prevenção ao câncer de boca e orofaringe

Foto/ Divulgação PML

Entre os dias 01 e 07 de novembro acontece a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer Bucal em do país. Para chamar a atenção da população, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento de Saúde Bucal, promove ações para estimular a prevenção, bem como a descoberta precoce da doença.

ANÚNCIO

Neste sábado, 26, das 08 às 11h, no Distrito do Guaxe, acontece a primeira ação. As equipes de Saúde Bucal farão avaliação odontológica, avaliação fonoaudiológica,  exame bucal, biópsias, caso seja detectado algum caso suspeito, palestras de prevenção e promoção de saúde bucal e encaminhamento para tratamento se necessário.

A diretora da Saúde Bucal da secretaria de Saúde, Daiana Medrado Costalonga, explica o objetivo da ação. “Nosso intuito com essa  campanha é possibilitar e facilitar o acesso da população ao rastreamento e a detecção precoce dos cânceres de boca e de laringe”.

Pessoas com feridas na boca há mais de 15 dias e que não cicatrizam, mancha vermelha persistente por muito tempo na boca, perda inesperada de dentes ou dentes moles, nódulos no pescoço, massa ou caroço na língua, nas gengivas ou no rosto, dificuldade para mexer a língua, mastigar ou engolir alimentos e com mau hálito constante, podem procurar atendimento.

Além do Guaxe, os distritos de Rio Quartel e São Rafael também serão contemplados. No Rio Quartel a ação será no dia  09 de novembro e em São Rafael no dia 23. O Núcleo de Atenção às Políticas Públicas (Naps) também estará presente em todas as ações para realização de testes rápidos para detecção de ISTs (HIV, hepatites virais B e C e sífilis), aferição dos sinais vitais e teste de glicemia capilar.

No dia 08 de novembro a equipe de Saúde Bucal também vai participar da 13ª Campanha de Prevenção do Câncer de Boca e Orofaringe da Clínica Odontológica da Faculdade Anhanguera.

Câncer de boca

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino, na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

 

 

NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

 

Sair da versão mobile