A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares faz um alerta às gestantes do município sobre a baixa procura pela vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O município já recebeu mais de 700 doses, porém, até o momento, apenas 17,86% do público-alvo foi imunizado.
De acordo com dados da Secretaria, 467 gestantes receberam a vacina até agora, enquanto a estimativa é imunizar 2.615 grávidas. A meta do município é alcançar pelo menos 80% de cobertura vacinal entre o público-alvo.
📲 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim, reforça a importância da imunização e destaca que se trata de uma oportunidade única para as futuras mães. “Estamos falando de uma vacina que, na rede privada, pode custar entre R$ 1.500 e R$ 3.900. Em Linhares, ela está disponível gratuitamente pelo SUS. É fundamental que as gestantes procurem as unidades de saúde para garantir essa proteção tão importante para os bebês”, destacou o secretário.
A vacinação contra o VSR está disponível desde dezembro do ano passado e é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sendo aplicada em dose única a cada gravidez. O imunizante fortalece a proteção dos recém-nascidos contra o VSR, vírus responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
📢 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Segundo a coordenadora de Imunização de Linhares, Ruthleia Gerhardt Vieira, a vacina é uma estratégia essencial para reduzir internações e complicações respiratórias graves nos primeiros meses de vida. “A imunização da gestante permite que os anticorpos sejam transferidos para o bebê ainda durante a gestação, garantindo proteção logo após o nascimento, período em que o sistema imunológico da criança ainda é muito imaturo”, explicou Ruthleia.
A vacina contra o VSR está disponível em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da sede e do interior do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No momento da vacinação, os profissionais de saúde também verificam a situação vacinal das gestantes em relação às vacinas contra a Influenza e a Covid-19, garantindo uma proteção ainda mais completa.
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

