A tecnologia de Reconhecimento Facial do Governo do Espírito Santo bateu um recorde nesta terça-feira (15/07) ao realizar 10 prisões em um único dia na Grande Vitória. Com isso, o sistema, em operação desde setembro de 2024, atingiu a marca de 250 prisões de indivíduos com mandados em aberto, que circulavam livremente pelas ruas e terminais do Transcol.
Dentre os presos nesta terça-feira, estão três procurados por roubo, dois homicidas, um acusado de tráfico de drogas, um por estupro, um por furto e dois homens que deviam pensão alimentícia. As prisões ocorreram entre 5h50 e 17h15 nos municípios da Serra e Vila Velha.
Nesta quarta-feira (16), o governador Renato Casagrande comentou o resultado em suas redes sociais:
“Em um único dia o reconhecimento facial ajudou a fazer a prisão de dez foragidos da justiça e com isso chegamos a 250 prisões com ajuda desta tecnologia. É o Estado Presente com tecnologia, prevenção e resposta rápida”.
O sistema utiliza inteligência artificial para identificar rostos e comparar com bancos de dados da Segurança Pública. Quando a compatibilidade ultrapassa 90%, policiais fazem uma segunda checagem na base de monitoramento e, em seguida, equipes realizam a abordagem.
As câmeras com reconhecimento facial estão instaladas em locais estratégicos da Grande Vitória, em prédios públicos, nos dez terminais do Transcol e em 500 ônibus da frota, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das forças de segurança.
Segundo o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, coronel Marcio Celante, o uso de tecnologias como o Reconhecimento Facial, o Cerco Inteligente, o Centro de Inteligência e Análise Telemática e a Computação Embarcada da PM eleva a capacidade de preservação da paz e promoção da segurança no Estado.
Entre os 250 mandados cumpridos desde o início da operação, destacam-se crimes como tráfico de drogas (21%), roubo (16%) e homicídio (11%), além de prisões por furto, estupro, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo. O sistema já localizou foragidos de outros estados, como Minas Gerais, Paraná, Alagoas, São Paulo, Bahia, Paraíba e Rondônia.
Com tecnologia, inteligência e monitoramento, o Espírito Santo avança no combate ao crime e reforça a sensação de segurança da população.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO