Na tarde desta segunda-feira (30/12), a Polícia Militar do 12º Batalhão, em Linhares, prendeu um foragido do Sistema Prisional e recapturou outro indivíduo durante uma operação no bairro Aviso, após denúncia anônima.
A denúncia indicava que, em uma residência, próxima à Escola Nossa Senhora da Conceição, no bairro Aviso, em Linhares, havia tráfico de drogas e que os moradores possuíam armas de fogo. Durante o Patrulhamento Tático, os policiais avistaram um indivíduo na frente da residência, que ao perceber a presença da viatura, entrou rapidamente em um carro branco estacionado nas proximidades. A abordagem foi feita e, após revisão, nada de ilícito foi encontrado.
No entanto, o acusado, identificado como Josimar Braz, proprietário do carro, foi solicitado a abrir o veículo para nova averiguação, e nada foi encontrado. Durante a abordagem, a equipe avistou Douglas Antônio Pereira, um dos moradores da casa, que ao ser abordado, apresentou comportamento estranho e tentou se afastar. Quando um policial se aproximou para obter mais informações, Douglas fechou o cadeado do portão e entrou na residência, ignorando a ordem de retorno para averiguação. A polícia, então, pediu apoio ao Serviço de Inteligência do 12º BPM, que confirmou que Douglas era fugitivo do Sistema Prisional.
O acusado Douglas de forma nervosa falou que iria levar sua esposa grávida para a casa da mãe e só iria conversar com os militares na presença do advogado, e que já estava voltando, e abriu o portão do quintal e foi saindo. Sendo então dado voz de abordagem ao acusado Douglas, sendo ordenado que colocasse mão na cabeça, e ficasse na posição de abordagem, e o acusado desobedeceu a ordem dos militares, sendo informado que seria feito o uso de armamento não letal, e o acusado Douglas começou a falar que não iria se entregar e que era para os militares atirarem nele, mas o mesmo não deixaria ser levado preso. Sendo então novamente dado ordem de abordagem, e o acusado Douglas veio na direção policial e tentando se evadir, e nesse momento um policial informando em voz alta e clara “taser, taser, taser” realizou um disparo com armamento taser, causando uma incapacitação neuromuscular, sendo os dardos projetados e acertando no acusado na parte lateral do braço direito e na parte posterior da perna esquerda, e o indivíduo vindo ao chão, sendo algemado de imediato, para evitar o risco de fuga.
Diante da situação foi feito pedido de reforço e as viaturas 4730 E 4993, 4894 E 4452 estiveram no local e realizaram isolamento da área.
Durantes diligências a guarnição constatou que contra o acusado Josimar havia um mandado de prisão em aberto expedido pela 4ª vara criminal de Linhares pela lei 11340, art 24a (Lei Maria da Penha), e com apoio das demais guarnições o acusado Josimar foi colocado em posição de abordagem e sendo revistado novamente, e informado que contra o mesmo havia um mandado de prisão em aberto, e sendo algemado, para evitar o risco de fuga, e colocado na viatura da força tática 4793. De acordo com a ocorrência da Polícia, ao ser indagado, o acusado Douglas, confessou que Josimar, veio comprar um revólver calibre .38, que estava guardado dentro do guarda roupa no seu quarto, sendo que o mesmo colaborou com os militares dizendo que iria entregar o armamento e franqueou a entrada no imóvel, na presença de uma senhora, que acompanhou os militares, sendo então feita a apreensão de um revólver calibre .38, numeração dj 06751 com 05 munições calibre .38 CBC SPL intactas(informo que o armamento encontra-se em perfeitas condições de funcionamento) que estava dentro de um pequeno guarda roupa dentro do quarto do acusado.
Após realizar as diligências uma viatura deslocou até ao hospital HGL com o acusado Douglas para serem prestados atendimento médico para retirada dos dardos do taser. O acusado Josimar Braz, foi encaminhado para a Delegacia, pela equipe da Força Tática. Após ter sido realizado os procedimentos de praxe de atendimento médico, a guarnição encaminhou o acusado Fugitivo Douglas para a 16ª Delegacia Regional da Polícia civil de Linhares com uso de algemas para preservação da integridade física dos envolvidos, juntamente com todo material apreendido.
Conduzido
Douglas Antônio Pereira
Josimar Braz
MATERIAL APREENDIDO :
01 revólver cal. 38 (numeração DJ06751)
05 munições .38 CBC SPL
01 celular Samsung A21 branco.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.