É bem provável que você conheça alguém que já teve o celular roubado ou furtado. E se você está no time de quem anda na rua resolvendo coisas pelo telefone, saiba que tem bandido de olho.
Seja para vender diretamente a algum comprador e sustentar o vício em drogas ou até para comercializar em sites de vendas, bandidos roubam, diariamente, 65 celulares no Estado.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), no ano passado foram roubados 23.726 aparelhos celulares no Espírito Santo. Deste total, apenas 970 foram recuperados.
As informações, obtidas no Painel de Crimes contra o Patrimônio da Sesp, mostram que 56,24% dos furtos e roubos ocorreram em via pública e, em segundo lugar, com 9,89%, vêm os cometidos em carros ou dentro de ônibus.
A Serra é o município com o maior número de casos, com 5.733 aparelhos levados. No levantamento, Linhares aparece em 5º, com 814 celulares roubados ou furtados.
DEZ MUNICÍPIOS COM MAIS CASOS
Serra – 5.733
Vila velha – 4.320
Cariacica – 4.217
Vitória – 3.374
Linhares – 814
Guarapari – 794
São Mateus – 668
Cachoeiro – 542
Viana – 444
Aracruz – 198
É bom lembrar que quem compra celulares roubados responde pelo crime de receptação, com pena de 2 a 8 anos de prisão.
A Polícia Militar informou que é importante que as pessoas estejam atentas à segurança de seus pertences e tomem medidas preventivas para evitarem serem vítimas desse tipo de crime.
A corporação ressalta também que é fundamental o apoio da população no sentido de realizar o registro das ocorrências, oferecendo informações e dados. Tomando essa atitude, maiores são as chances de localizar e prender os responsáveis e até mesmo reaver o celular.