Ícone do site Norte Notícia

Psicóloga Daiane Melo responde perguntas de internautas no NN sobre ansiedade. Você também pode enviar a sua

Drª Daiane Melo

A psicóloga Daiane Melo, orienta os leitores do Norte Notícia a respeito de um tema muito importante e que afeta muitas pessoas, que é a ansiedade. Em seus artigos, ela esclarece e orienta várias pessoas . 

O Norte Notícia abre o espaço e dá oportunidade aos seus leitores para esclarecer suas dúvidas e ter um espaço para seus questionamentos. 

Hoje, segunda-feira (04/09), a Drª Daiane irá responder duas perguntas. Veja quais são:

A primeira pergunta vem do interior de de Rio Bananal: 

Internauta – Todas as vezes que ouço ouvir dizer que alguém está com alguma doença , ou principalmente se alguém morreu, eu começo a sentir os sintomas da doença que a pessoa tinha. Isso é ansiedade? 

Drª Daiane Melo –  

Você costuma ir muito a médicos? 

Marca exames com freqüência?

O medo e crer que sofre de doenças sérias, mesmo sem apresentar sintomas ou sinais claros, ir muito em médicos e fazer exames com muita freqüência sem tanta necessidade é indícios de hipocondria e ansiedade. Porém, não é possível realizar um diagnóstico sem ter uma avaliação. 

Na hipocondria, o paciente tende a sentir muita ansiedade e nervosismo em relação à saúde de seu corpo físico. Um paciente com hipocondria crê que sofre de doenças sérias, mesmo sem apresentar sintomas ou sinais claros que indiquem que aquela condição pode estar afetando seu organismo. A hipocondria pode surgir em pacientes que já sofram de outras condições, como ansiedade e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). 

É importante buscar o acompanhamento de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento individualizado.  Lembre-se de que a autoavaliação não é um substituto para uma avaliação profissional. Portanto, seria benéfico buscar ajuda especializada para obter um diagnóstico preciso e um aconselhamento apropriado, pois, somente por mensagem isso não é possível.

Mais um internauta participa e pergunta: 

Internauta – Às vezes sinto que tem algo me sufocando, começo a passar mal, suar frio e sentir outras coisas. Já fui ao médico, fiz exames e não dá nada. 

Como faço para saber se isso pode ser ansiedade?  

Drª Daiane Melo

Os sintomas que você descreve podem ser indicativos de ansiedade. A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas, incluindo sintomas físicos como palpitações, sudorese, sensação de sufocamento e mal-estar geral.

Se você já realizou exames médicos e não foi identificada nenhuma causa física para esses sintomas, pode ser útil consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Portanto, seria benéfico buscar ajuda especializada para obter um diagnóstico preciso e um aconselhamento apropriado, pois, somente por mensagem isso não é possível. Pois, na avaliação é realizado um detalhamento e um diagnóstico detalhado, avaliar os seus principais sinais e sintomas, o tipo de ansiedade que você tem, para traçar o tratamento adequado.

ANÚNCIO

Caso a ansiedade seja diagnosticada, existem várias opções de tratamento disponíveis, como terapia cognitivo-comportamental, medicação e técnicas de relaxamento. 

Portanto, já que apresenta esses sintomas busque o profissional da saúde mental quanto antes iniciar o tratamento, mas rápido obterá melhora dos sintomas e mais qualidade de vida.

Você também pode enviar sua pergunta, tirar sua dúvida, basta enviar sua pergunta para  o número: 27-99527-2726.  

 

Sair da versão mobile