Depois da Câmara de Vereadores de Linhares, ter anunciado a suspensão dos trabalhos legislativos a Prefeitura do município pode tomar a mesma decisão e suspender as aulas na rede publica municipal ainda nas próximas horas.
Demandado pelo site Norte Notícia o setor de comunicação afirmou que esta preparando uma nota que será distribuída para toda a imprensa. Toda essa movimentação se deve ao avanço do coronavírus no Norte do Estado, inclusive na cidade de Linhares.
No último sábado as secretarias de saúde de Linhares e do estado confirmaram o primeiro caso de coronavírus em território Linharense. Trata-se do cunhado de um paciente que veio da Inglaterra.O cunhado teve contato com ele e apresentou sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, mialgia, fraqueza, espirro e calafrio. Ele e a mulher – que também apresenta sintomas. A Prefeitura de Linhares confirmou o caso e disse que o outro foi descartado.
O que fazer em caso de suspeita
A diretora de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Jackelene Ramos, orienta que as pessoas que retornam de viagem internacional em regiões onde há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após a volta. Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.
“Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde mais próxima, na rede municipal de saúde; ou um pronto-atendimento, na rede particular. Os profissionais e serviços de Linhares estão atualizados e preparados para esse atendimento”, orienta.
Segundo Saulo, o fato de os sintomas da infecção pelo novo coronavírus parecem como os de uma gripe ou resfriado dificulta o diagnóstico, por isso, é importante informar o histórico de viagem já no início do atendimento.
O que fazer para se proteger?
– Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)