Os trabalhos de combate a Dengue em Linhares são feitos em várias frentes. Uma delas é o reforço no atendimento disponibilizado aos moradores com suspeita da doença, nas Unidades Básicas de Saúde. A prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Saúde, já realizou 12.600 exames para detectar a doença e atendeu uma média de 6 mil pacientes para hidratação e hidratação venosa.
Os exames estão disponíveis para população nas unidades de saúde, HGL e UPA Infantil. Já as salas de hidratação funcionam em todas as unidades de saúde, dos bairros e interior do município. Nas salas de hidratação os pacientes permanecem em repouso, caso haja sintomas de alerta, ele será encaminhado para avaliação no Hospital Geral de Linhares (HGL).
A secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin, explica que além da organização no atendimento, implantação de salas de hidratação, a Prefeitura ampliou o horário de unidades de saúde e reforçou as equipes nas unidades básicas, HGL e UPA Infantil.
“Nós estamos trabalhando incansavelmente para fazer o diagnóstico das amostras e liberar o resultado o quanto antes. As salas de hidratação têm sido uma importante ferramenta no tratamento à dengue. A hidratação é essencial para o paciente se recuperar da doença, já que a perda de líquidos pode levar a complicações graves”, informou a secretária de Saúde de Linhares, Sônia Dalmolin.
Linhares tem atualmente 6.159 casos confirmados de dengue e 872 em investigação.