A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Educação, divulgou a portaria Seme/199/2025, que estabelece as diretrizes para as matrículas, pré-matrículas e cadastros de reserva na Educação Infantil (crianças de 01 a 05 anos) para o ano letivo de 2026.
O objetivo é garantir um processo transparente e organizado para o acesso das crianças às unidades de ensino da rede pública municipal.
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Para as unidades de ensino listadas no item 1.5 da Portaria, que são todas do interior, a matrícula será realizada diretamente na escola, seguindo a ordem de chegada. As escolas são as seguintes:
CEIM Agostinho Rigoni – Pontal do Ipiranga;
CEIM Alfredo Christ – São Rafael
CEIM Jean Carlos Bastos – Guaxe
CEIM Vila Regência – Regência
CEIM Vovó Aurora – Povoação
CEIM Wenderson Nico de Freitas – Farias
CEIM Gerôncio Francisco – Humaitá
CMEIEF Alcides Marinato – Bagueira
CMEIEFTI Boa Esperança – Chapadão das Palminhas
EMPEIPEF Areal – Estrada para Regência
EMPEIPEF Bibiana Costa – Desengano
EMPEIPEF Córrego Dr. Jones Córrego – Dr. Jones
EMPEIPEF Bananal do Sul – Bananal do Sul
EMPEI Paulo Damião Tristão Purinha – Assentamento do Humaitá
EMPEIUEF Terra Alta – Terra Alta
EMPEIPEF Florentino Rodrigues Batista – Perobas
EMPEIPEF Córrego Japira – Japira
EMPEIUEF Ema Sartório Biancardi – Rio das Palmas
EMPEIPEF Córrego São Pedro – Santa Rosa
Para as demais unidades de ensino da Educação Infantil, listadas no item 1.6 da Portaria, o processo será feito exclusivamente pela internet, através do Sistema Eletrônico de Pré-Matrículas: linhares.sisp.com.br
As famílias que não possuem acesso à internet poderão realizar o cadastro no Sistema eletrônico de pré-matrículas da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Linhares nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Linhares, das 8h às 17h.
As Datas Importantes para os procedimentos necessários constam no item 10 – Cronograma da Portaria.
Atenção: Ao realizar o cadastro online, os pais ou responsáveis poderão indicar até 03 (três) opções de escolas e turnos, conforme a disponibilidade e organização por bairro/localidade. A classificação será feita por ordem de inscrição no sistema.
Documentos Necessários para a Matrícula (após classificação ou na matrícula direta): É fundamental apresentar a documentação completa, conforme detalhado no item 8.1 da Portaria, incluindo Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade da criança, comprovante de residência e Declaração de Situação Vacinal atualizada.
Para mais informações e para consultar a Portaria Seme/199/2025 na íntegra, que está em anexo nesta matéria. Em caso de dúvidas, procure a unidade escolar mais próxima ou a Secretaria Municipal de Educação.







