Ícone do site Norte Notícia

Prefeitura de Linhares anuncia retomada da obra da ciclovia do bairro Aviso

Para a surpresa de muitos, a obra não estava concluída. Mas como assim? De acordo com moradores que residem na região conhecida como “ponto final do aviso” e moradores do Residencial Rio Doce, a impressão que se tinha era de que a obra estava sim concluída. Ou neste caso “mal acabada”. Isso porque nas redes sociais e no site da prefeitura, a informação é de que “após finalizar trâmites burocráticos do não cumprimento de contrato da empresa executora, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Obras, reiniciou as obras de implantação da ciclovia que liga o bairro Aviso aos residenciais Rio Doce e Mata do Cacau”.

São 5 quilômetros de ciclovia que foram iniciadas em janeiro de 2021, e inicialmente orçada em R$ 3.320,000 milhões de reais com recursos próprios, que deveria ter sido entregue em 60 dias naquele ano. A obra foi retomada.

Polêmicas:

A rodovia que liga Linhares ao balneário do Pontal do Ipiranga tristemente vem sendo palco de acidentes que vitimam algumas pessoas. Não se pode afirmar que o fato da obra não ter sido concluída, e pecar na falta de sinalização, tem contribuído com acidentes, mas é fato que boa parte deles ocorre justamente no trecho que compreende a ciclovia. Outro ponto importante está na rua de acesso ao IFES de Linhares, que foi completamente removido para dar espaço a ciclovia, que nunca chegou a recebê-la de fato, mas que desde o início da obra vem causando transtornos à mobilidade e o acesso ao Instituto. 

ANÚNCIO

De acordo com informações passadas pelo Ifes, a reitoria do Instituto chegou a pedir a Procuradoria Geral da República para que o município de Linhares fosse notificado para que concluísse o trecho que compreende a rua de acesso ao campus, ou que pelo menos fosse feito os reparos necessários para diminuir os impactos negativos. Até o momento o acesso ao IFES continua do mesmo jeito.

O projeto prevê ainda a implantação de meios-fios, tachões refletivos, mais de 3.500 metros de cerca de arame liso, além de calçadas e sinalização vertical e horizontal e iluminação led, além de garantir melhor mobilidade e segurança àqueles que trafegam na região e usam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou lazer.

“Estamos atuando em projetos que visam proporcionar maior trafegabilidade àqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte, seja para se deslocar ao trabalho ou para o lazer e atividade física. São espaços mais seguros para quem escolhe esse modal”, diz o secretário da pasta João Cléber Bianchi.

Foto – SECOM/ PML
Foto – SECOM/ PML
Sair da versão mobile