A manhã do domingo (08/01) foi muito especial para o morador de Rio Bananal, José Fernandes de Jesus, de 80 anos, e toda a sua família. Ele entrou no mar pela primeira vez em Pontal do Ipiranga e realizou o seu grande sonho graças ao projeto Praia Acessível da Prefeitura de Linhares.
Ele, que é cadeirante, estava a passeio na casa de parentes no balneário e aproveitou as atividades do projeto para cair na água. “Nunca vou me esquecer deste momento. Foi uma sensação incrível quando entrei na água e tive contato com o mar pela primeira vez na minha vida. Estou muito feliz e emocionado, porque aos 80 anos de idade consegui realizar esse grande sonho”, testemunhou.
Felicidade compartilhada pela filha do idoso, Jussimara de Jesus Pivetta, de 57 anos. “Foi um momento muito especial tanto para o meu pai, quanto para os meus familiares. A Prefeitura de Linhares está de parabéns pelo projeto no balneário, porque além de realizar sonhos e transformar vidas das pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência, o projeto é uma importante ferramenta para garantir a inclusão social e o lazer desse público. Só tenho a agradecer a equipe do projeto que cuidou do meu pai com tanto carinho e atenção”, agradeceu.
O Praia Acessível garante aos idosos com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência o acesso ao banho de mar, oportunizando momentos de lazer inclusivo com segurança.
“É muito bacana ouvir testemunhos como esses do seu José e da sua filha Jussimara, porque isso nos motiva ainda mais a continuar realizando as atividades do projeto no balneário. Estamos a disposição para atender essas pessoas e garantir que os usuários do Praia Acessível tenham um verão mais divertido e cheio de histórias boas para contar”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.
Sobre o projeto
O projeto Praia Acessível é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Esporte e Lazer, e irá funcionar em Pontal do Ipiranga durante todo esse mês de janeiro e no período de Carnaval, sempre aos sábados e domingos, das 8 às 12 horas.
Neste período, as organizações sociais e entidades podem realizar agendamentos prévios para usufruir do Praia Acessível, que podem ser feitos no telefone 3372-2099.
Uma rampa de acesso e cadeiras anfíbias estão à disposição das pessoas que quiserem se refrescar no mar próximo a Cabana Pioneiro, situada na primeira Avenida. Essas cadeiras não afundam na areia, são flutuantes e sua altura permite que a pessoa sinta a água. O local possui tendas e cadeiras de praia.
Para que as pessoas se divirtam com segurança, a equipe do projeto Vivenciarte, além dos guarda-vidas, estão à disposição para auxiliar os usuários do projeto.