A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16/10), a Operação Receita Fantasma, com o objetivo de combater fraudes no Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Guarapari, no Espírito Santo, além do bloqueio e sequestro de bens no valor de R$ 1.595.639,88.
As medidas visam coletar provas e interromper práticas ilícitas relacionadas ao uso indevido de dados pessoais e à emissão de receitas médicas falsas para obtenção irregular de recursos públicos.
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
A investigação teve início após informações encaminhadas pelo Ministério da Saúde, que identificou liberações de medicamentos não reconhecidas por cidadãos. O levantamento apontou fortes indícios de carimbos e receitas médicas falsificadas, uso de registros profissionais de outros estados e até o lançamento de entregas em nome de pessoas já falecidas.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os agentes da PF apreenderam aparelhos eletrônicos, além de receitas médicas em branco e pré-preenchidas, todas com indícios de falsidade ideológica.
Os materiais foram encaminhados para perícia criminal federal, que deve determinar o alcance das irregularidades e identificar todos os envolvidos no esquema.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
🔗 https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
De acordo com a PF, os crimes investigados se enquadram nos seguintes artigos do Código Penal:
-
Art. 171, §3º – estelionato majorado contra entidade pública (Ministério da Saúde);
-
Art. 313-A – inserção de dados falsos em sistema de informações;
-
Art. 299 – falsidade ideológica.
A Polícia Federal reafirmou seu compromisso com a defesa das políticas públicas de saúde e o combate às fraudes em programas sociais, reforçando que continuará atuando para proteger o patrimônio público federal.
Fotos – PF
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.