A Polícia Federal no Espírito Santo realizou, na manhã desta terça-feira (06/01/2026), o cumprimento de mandado de reintegração de posse na Ferrovia Vitória-Minas, na altura do KM 39, no município de Aracruz, no Norte do Estado.
O mandado foi expedido com base em decisões judiciais do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e da 1ª Vara Federal de Linhares, ambas proferidas em 19 de dezembro de 2025. A área estava obstruída por indígenas desde o dia 22 de outubro de 2025, o que vinha impactando a circulação ferroviária e gerando prejuízos logísticos e econômicos.
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes


A operação contou com um grande aparato institucional, reunindo forças de segurança e órgãos das esferas federal, estadual e municipal. Participaram da ação o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Advocacia-Geral da União (AGU).
Também atuaram no local a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Casa Militar, além de equipes do SAMU, Conselho Tutelar de Aracruz, FUNAI e do NOTAER.
Empresas ligadas à operação ferroviária e ao setor produtivo, como Vale, VLI, Samarco e a FINDES, também acompanharam a reintegração, assim como representantes das secretarias estaduais e municipais de Direitos Humanos, Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Desenvolvimento Social.

Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mãoSegundo a Polícia Federal, a operação foi conduzida com foco na segurança das pessoas envolvidas, no cumprimento das determinações judiciais e no respeito aos direitos humanos, com acompanhamento de órgãos responsáveis pela assistência social e mediação institucional.
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.









