Para auxiliar na segurança, a Polícia Militar realiza a Operação Colheita, que acontece em 72 dos 78 municípios do Estado.
Durante todo o ano, a Polícia Militar capixaba já atua em áreas de lavouras com a patrulha rural. Mas, na época da colheita, as ações são reforçadas por meio da operação, que começou em maio e vai até o dia 30 de novembro.
Segundo o balanço inicial da Polícia Militar, a Operação Colheita já prendeu 24 pessoas em flagrante, apreendeu dois menores e prendeu outras 6 pessoas por mandado judicial. No período, foram realizadas 1.465 visitas tranquilizadoras.
Em Linhares, cerca de 370 policiais militares participam da operação e, no fim de semana, o policiamento é intensificado.
A Polícia Militar de Linhares também reforça o policiamento nas cidades vizinhas de Sooretama e Rio Bananal, e só este ano são 357 policiais atuando. Os roubos são os crimes mais comuns nesse período. A Polícia Rodoviária Federal chegou a apreender na BR-101, em Linhares, uma carreta com 30 toneladas de café. O produto havia sido roubado em Minas Gerais.
A Polícia Militar ressalta a importância da participação popular nas denúncias através do 181. Em caso de emergência, as equipes poderão ser acionadas pelo 190