Neste sábado (26/04), o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou mais uma data da estratégia que visa reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas, com atendimentos aos finais de semana. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Redução de Filas e do Tempo de Espera para Cirurgias Eletivas (OperaES). Foram mais de 500 cirurgias feitas de norte a sul do Estado em unidades hospitalares da rede própria e contratada.
As cirurgias seguiram as especialidades Oftalmologia, Ortopedia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Odontologia, Urologia e de Cabeça e Pescoço. Para a programação desta terceira data, os procedimentos aconteceram em ao menos 11 unidades hospitalares, sendo uma delas o Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, que contou com a presença da subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches.
“A realização dos procedimentos cirúrgicos aos finais de semana, e também em horário estendido durante a semana, é uma das inovações que o Governo do Estado, por meio do Programa OperaES da Sesa, vem entregando à população capixaba. São ofertadas cirurgias eletivas, ou seja, cirurgias que não são de urgência, de diferentes especialidades a fim de reduzir o tempo de espera”, reforçou a subsecretária.
Iniciada em fevereiro deste ano, a estratégia de cirurgias com atendimento aos finais de semana e também a oferta desse tipo de procedimentos em horários estendidos durante a semana é uma iniciativa do Programa Estadual de Redução de Filas e do Tempo de Espera para Cirurgias Eletivas (OperaES). Com três etapas já realizadas aos finais de semana, a estratégia soma mais de 1.500 cirurgias eletivas feitas. Ainda por meio do OperaES, a Sesa já realizou, de janeiro até essa sexta-feira (25), 45.322 cirurgias eletivas.
Para este sábado (26), as unidades hospitalares participantes foram Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu; Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco; Hospital Estadual de São José do Calçado (HSJC); Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), em Cachoeiro de Itapemirim; Hospital Rio Doce (HRD), em Linhares; Hospital Dr. Dório Silva (HDDS), na Serra; Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), em Vitória; e em Vila Velha nos hospitais Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), Hospital Estadual de Vila Velha “Dr. Nilton de Barros” (HESVV), Hospital Antônio Bezerra de Faria e Hospital Evangélico de Vila Velha.
Atualização do cadastro
A Secretaria da Saúde (Sesa) junto aos municípios capixabas vêm orientando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado em realizar a atualização dos dados cadastrais, uma vez que cerca de 16% dos pacientes que aguardam na fila por um procedimento eletivo, seja ele consulta, exames ou cirurgias estão sem o contato telefônico ou com dados desatualizados.
“Se o paciente está aguardando por uma consulta, exame ou procedimento cirúrgico eletivo, ele precisa manter os dados cadastrais atualizados, principalmente o telefone, pois é o meio pelo qual o município ou o hospital entra em contato”, destacou a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches.
Para realizar a atualização cadastral é preciso comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência portando um comprovante residencial atualizado, o CPF, um documento oficial com foto e o Cartão Nacional do SUS.
Fotos – SESA-ES
ANÚNCIO