Moradores da cidade de Linhares, que necessitam fazer exame de endoscopia, precisam ir para outro município. É o que afirma a própria Prefeitura em uma nota enviada ao site Norte Notícia.
Na noite dessa terça-feira (06/07), um paciente que necessitou ser atendido no Hospital Geral de Linhares (HGL), ficou assustado e indignado ao ver um médico informando para outro paciente que, para ele fazer um exame de endoscopia teria que ir para outra cidade. “No hospital tem pacientes que estão aguardando mais de oito dias para fazer o exame, e é fora de Linhares.” Essa foi a informação passada para um paciente no Hospital Geral de Linhares.
Ao ter essa informação, o site Norte Notícia procurou o setor de comunicação da Prefeitura, e perguntou quando o exame estaria disponível para os moradores de Linhares, mas a comunicação do município não respondeu ao questionamento, simplesmente confirmou que o exame não está sendo realizado no HGL e não deu nenhuma previsão de quando o exame estará à disposição da população.
Veja nota enviada pela Prefeitura:
Nota da Prefeitura de Linhares
“A direção do Hospital Geral de Linhares (HGL) informa que está em processo de locação do equipamento que faz a endoscopia. No momento, todos os pacientes internados que necessitarem de fazer o exame são encaminhados para uma unidade de referência pelo sistema de Regulação Hospitalar do Estado.”
Linhares é uma das cidades que mais arrecada no Estado do Espírito Santo, mas pelo que se vê, é que os moradores da cidade do futuro terão que esperar, se sobreviverem ao presente.
ENDOSCOPIA
A endoscopia digestiva alta é um procedimento indicado para avaliar o trato gastrointestinal superior (esôfago, estômago e duodeno). O exame, quando realizado por endoscopista treinado, é capaz de prevenir o desenvolvimento de cânceres do esôfago e do estômago por permitir a identificação e remoção de lesões pré-cancerígenas.
A realização da endoscopia digestiva alta pode ser associada a outros procedimentos no mesmo dia, como por exemplo, a coleta de exames de sangue e a ultrassonografia do abdome. O médico que realiza a endoscopia digestiva alta é o endoscopista, que geralmente também possui formação nas áreas ou de Cirurgia Geral ou de Gastroenterologia Clínica.