O Mosteiro Zen Morro da Vargem, fundado em agosto de 1974 em Ibiraçu, Espírito Santo, está prestes a celebrar seu Jubileu de Ouro. Em homenagem a esse marco histórico, uma programação especial será realizada no dia 31 de agosto, na Praça Torii – Grande Buda de Ibiraçu, a partir das 16 horas.
O evento contará com uma série de atividades que refletem tanto a rica tradição zen-budista quanto a cultura japonesa, incluindo um concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), com a participação da renomada cantora lírica japonesa Eiko Senda e da Orquestra Jovem Vale Música. Além disso, haverá exposições culturais, como o Hinayama Matsuri, um festival histórico de bonecas japonesas que simboliza a proteção ambiental, e uma mostra de ikebana, organizada pela Academia Brasileira de Ikebana Sanguetsu.
Segundo o abade do Mosteiro, Daiju Bitti, a celebração não é apenas um marco para o budismo na América Latina, mas também um reconhecimento do papel do mosteiro na promoção do respeito intercultural e na preservação ambiental.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destacou a importância do evento: “O Mosteiro Zen Morro da Vargem é um patrimônio espiritual e cultural do Espírito Santo, que merece ser celebrado por sua contribuição à preservação das tradições e pela sua beleza paisagística que atrai visitantes do mundo todo”.
O evento será aberto ao público e gratuito, realizado em parceria com diversas entidades, incluindo o Consulado-Geral do Japão no Brasil e a Prefeitura de Aya, província de Miyazaki, Japão.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.