A Marcopolo, gigante brasileira no setor de carrocerias de ônibus, está dando um passo significativo na expansão de suas operações no Espírito Santo. A empresa anunciou a criação de 500 novos postos de trabalho até 2025 com o objetivo de ampliar a produção de sua nova linha de ônibus 100% elétricos.
A expansão, que integra o Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), contará com um investimento de R$ 260 milhões. A primeira unidade do ônibus elétrico Marcopolo Attivi está prevista para ser lançada em outubro deste ano. Com a ampliação, a fábrica localizada em São Mateus passará de uma produção diária de 20 veículos para 26 ônibus, aumentando sua capacidade produtiva para 90%.
A expansão da fábrica coincide com os planos do governo do Estado, que pretende adquirir 50 ônibus elétricos para o sistema Transcol até o início de 2025. A iniciativa visa modernizar a frota de transporte público e contribuir para a sustentabilidade ambiental da região.
Os funcionários da Marcopolo destacam o impacto positivo que a fábrica tem proporcionado tanto em suas vidas quanto na comunidade local. Neiva Maria, preparadora de superfície na fábrica, compartilhou sua experiência: “Moro em São Mateus e a empresa é bem próxima da cidade. Temos transporte da empresa que nos busca em casa. Nesse emprego, já consegui comprar meu carro. Tenho muito orgulho de trabalhar aqui e estou muito feliz.”