A crise no transporte escolar de Linhares continua. Desta vez, uma criança de 12 anos foi deixada para trás pelo ônibus escolar que faz a linha de Povoação para a Escola Municipal Roberto Calmon, localizada no bairro Aviso. O caso ocorreu no dia 26 de março e deixou a família da criança desesperada. Neste mesmo mês de março outro aluno foi esquecido dentro de outro ônibus escolar
A mãe do aluno relatou ao Norte Notícia que sempre orienta o filho a esperar o ônibus dentro da escola para evitar transtornos. No entanto, neste dia, o veículo parou em uma esquina diferente do local habitual. O garoto estava acompanhado da coordenadora da escola, que ao avistar o ônibus tentou avisá-lo, mas não houve tempo, e o motorista saiu sem ele.
Segundo a mãe, o correto seria o ônibus estacionar o mais próximo da escola e a monitora do transporte acompanhar os alunos na entrada e saída. Contudo, ela denuncia que a monitora, que neste dia estava ausente, nunca cumpre essa função adequadamente.
O desespero aumentou quando, por volta das 18h, a mãe aguardava no ponto de ônibus e percebeu que o filho não havia chegado. Ao questionar o motorista, ela recebeu uma resposta rude e indiferente. “Não é minha obrigação saber de aluno”, disse ele antes de fechar a porta e partir.
Sem saber o que fazer e com dificuldades de comunicação devido ao sinal ruim de celular, a mãe entrou em contato com a Polícia Militar, que recomendou o registro de um Boletim de Ocorrência, visto que se tratava de um caso grave. No entanto, ela optou por não prejudicar o motorista. Somente mais tarde, uma nora da família que passava pelo local viu o menino com a coordenadora da escola e conseguiu levá-lo para casa. O garoto só chegou à residência da família após as 20h.
O trauma do ocorrido fez com que a criança se recusasse a usar o transporte escolar. “Meu filho agora não quer mais entrar no ônibus para ir para a escola. Hoje mesmo, segunda-feira, ele não quis ir”, lamentou a mãe.
Outros pais também enfrentam dificuldades com o transporte escolar em Linhares. “Precisamos de ajuda. Se eu pudesse falar com o prefeito, já teria ido”, desabafou a mãe do estudante.
O Norte Notícia entrou em contato com a Prefeitura de Linhares em busca de esclarecimentos. Assim que tivermos um posicionamento oficial, a matéria será atualizada.
A questão que fica é: o que está acontecendo com o transporte escolar em Linhares? Com a palavra, as autoridades competentes.
A prefeitura se manifestou por meio de nota.
NOTA
“A secretaria municipal de Educação informa que o aluno tem 12 anos de idade e é matriculado regularmente na Emef Roberto Calmon, no bairro Aviso.
Ao final do turno escolar, sem avisar à direção, ao invés de aguardar pelo transporte na própria escola o estudante foi jogar bola numa área nos fundos da unidade de ensino.
Por este motivo, perdeu o horário e não conseguiu embarcar no coletivo para retornar à sua residência.
Logo após a saída do ônibus, a tia do aluno apareceu para buscá-lo, e dessa forma o aluno seguiu para a casa de familiares que residem no mesmo bairro.
A pasta destaca que a escola é orientada a manter os alunos nas áreas internas até a chegada do transporte escolar, e assim foi feito.
A ocorrência encontra-se registrada em ata e os pais do estudante e o transportador escolar serão chamados para uma reunião na secretaria municipal de Educação ainda nesta semana.”
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO
Poderia tbm esses pais denunciar que muitas das vezes não tem estacionamento prós ônibus próximo a escola..que os professores com estacionamento dentro da área escolar colocam na rua dificultando o estacionamento do ônibus escolares mas próximo ao portão escolar