Faleceu na madrugada desta quinta-feira (21/07), de causas naturais o senhor Octavio Folli, 86 anos de idade. Ele era um dos moradores mais antigos da localidade de Bebedouro, em Linhares.
O senhor Octavio estava bastante debilitado devido alguns problemas de saúde e a idade, na madrugada desta quinta-feira passou mal, foi levado para o Hospital e faleceu.
Octavio nasceu em Córrego do Descanso, que na época fazia parte do município de Ibiraçu, morou em outras localidades, inclusive no Rio de Janeiro, onde serviu ao Exército Brasileiro por um ano e um mês no Regimento Escola de Cavalaria (REC), retornando ao Estado do Espírito Santo para morar na região de Desengano, em Linhares.
Seu Octavio era bastante atuante na comunidade de Bebedouro e também no município de Linhares. Octavio Folli esteve na inauguração esteve presente na inauguração da ponte Getúlio Vargas.
Em entrevista concedida para esse repórter, em 2014, ele contou que no dia 22 de junho de 1954, data em que foi inaugurada a ponte, ele havia sido convidado para um casamento em Linhares no mesmo dia. Para chegar até o o local do casamento, veio de carro até onde é hoje o INCAPER, deixando o caminhão lá e atravessando o Rio Doce de balsa. Na volta, ele já retornou de caminhão passando pela ponte recém-inaugurada. O casamento aconteceu por volta das 9 hora da manhã e a ponte foi inaugurada por volta das 14 horas. Lembrou de quando passou na ponte pela primeira vez naquela tarde, mais ou menos às 15 horas, e que foi um grande marco para a cidade de Linhares, pois na época a ponte era a maior em extensão do Brasil.
Em outubro de 1966, casou-se com Alice Baioco Folli, que faleceu em 2020, com quem viveu 56 anos. No ano de 1957, ele veio morar em Bebedouro, e no mês de outubro faria 66 anos, em que ele morou no mesmo lugar, nunca mudou nem mesmo para outra rua.
Seu Octavio foi umas das grandes lideranças comunitárias de Bebedouro, e, com isso, alguns sonhos surgiram. Ele afirma que um dos seus maiores sonhos realizados foi a criação da AMBA Associação Dos Moradores de Bebedouro e Adjacências, e fez parte da primeira diretoria como vice-presidente, vindo assumir logo depois a presidência, devido a mudança do então presidente para outra cidade.
Quando perguntado qual o seu maior sonho que ainda não foi realizado em Bebedouro ele respondeu: “Gostaria muito ainda de ver Bebedouro emancipado (como cidade), esse é o meu maior sonho. Sei que é muito difícil, mas espero ver isso sendo relalidade”.
Otavio Folli foi candidato a vereador por duas vezes, sendo a primeira vez em 1988, obtendo 97 votos, e a segunda, em 1992, quando obteve 197 votos.
Seu Octavio cursou até a quarta série, por isso ele se considera um semi-analfabeto, inclusive, escreveu alguns livros, entre eles um com o titulo “Um Escritor Semi-analfabeto” (referindo-se a ele mesmo). Já tem um livro lançado com o titulo “Memórias de Bebedouro”, que está em fase final. O outro livro leva o título de “O Pequeno Gigante – O Estado do Espirito Santo” com seus 78 Municípios. Disse que existe muita dificuldade para lançar os seus livros devido à questão financeira na hora de levar os livros para a gráfica.
Mas apesar de ter estudado até a quarta série, Octavio fez os cursos de informática básica e avançada.
Hoje 21 de Julho é um dia de luto, não somente para Bebedouro, mas para Linhares, familiares, amigos e toda população pela partida do homem, cidadão, esposo, pai, avô, bisavô, em fim ser humano, Octavio Folli.
O velório acontece na Capela Mortuária em Bebedouro e o sepultamento será no cemitério São Sebastião em Bebedouro as 16 horas desta quinta-feria 21 de Julho de 2022.