Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente queda de casos e mortes, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, desativou, nesta segunda-feira (04/04) a Unidade Sentinela que funcionava anexo ao Hospital Geral de Linhares (HGL).
A Unidade Sentinela funcionou durante quase dois anos (julho/2020 a março/2022) e atendeu, neste período, aproximadamente 130 mil pacientes, para consultas médicas, testes Covid, exames laboratoriais e de imagem, além do Hospital Dia.
Quanto às internações, foram registrados mais de 1.500 pacientes. No auge da pandemia, em 2021, o HGL chegou a ter 100% de ocupação dos leitos de UTI e de Enfermaria.
Após a desativação para atender casos específicos de síndrome gripal, o espaço foi remodelado e passou a atender pacientes do Pronto Socorro Clínico do Hospital. Essa nova sistemática de atendimento possibilita separar o atendimento de urgência clínica das emergências.
Linhares não registra nenhuma morte pela doença desde o dia 15 de março, há exatos 20 dias. Além disso, devido a diminuição no número de pacientes graves, foram desativados 12 leitos de UTI Covid, ficando ainda 10 leitos de UTI Covid em funcionamento no HGL.
Até o momento, o município registra 78% da população vacinada com as duas doses da vacina contra a Covid-19, e mais 34% com a terceira dose. Em relação ao público idoso (acima de 60 anos), 88% da população já está vacinada com a terceira dose. Linhares está classificada em Risco Baixo de acordo com o Mapa de Risco do Governo do Estado do Espírito Santo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, os índices são resultado do bom planejamento no combate à pandemia, ao trabalho de todos os profissionais de saúde envolvidos, à vacinação e ao comprometimento da população.
“A vacinação foi o resultado obtido tanto na internação em UTI, como também na enfermaria. Mas também queremos registrar que todo o trabalho feito pelos profissionais da área de Saúde, que sempre estiveram na linha de frente, médicos, enfermeiros, técnicos, todos os colaboradores, que foi extremamente importante, e também de toda a sociedade, que entendeu a gravidade da pandemia”, afirmou.
Atendimentos passam a ser nas Unidades de Saúde
A partir desta segunda-feira (04/04), o atendimento para síndromes gripais será em todas as Unidades de Saúde do município. O paciente deve procurar sua unidade de origem durante a semana.
As Unidades de Saúde dos Bairros Planalto, Interlagos (Caic) e Bebedouro funcionam com horário estendido de segunda a sexta-feira, sendo que as Unidades de Saúde do Planalto e Bebedouro funcionam aos sábados e domingos, de 7 às 19h. Nesses dias e horários essas unidades atendem síndrome gripal e outras demandas/patologias.
O secretário municipal de Saúde ainda lembrou que a vacinação continua ocorrendo em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e do interior e pede para que a população siga o cartão de aplicação, tomando todas as doses necessárias.
Hospital – Os leitos do Hospital Geral de Linhares específicos para Covid-19 que permanecem com ocupação mínima, também sofrerão readequações. O objetivo é preparar o Hospital para o retorno das cirurgias eletivas e internações clínicas.