A Copa Espírito Santo 2024 terá a participação de 10 times e um novo formato de disputa. A definição saiu na segunda reunião do Conselho Arbitral, realizada na tarde de segunda-feira (4), por conferência. O torneio está previsto para ter início no dia 27 de abril e a tabela será publicada no dia 14 de março.
Rio Branco-ES, Desportiva Ferroviária, Vitória-ES, Sport-ES, Capixaba, Linhares FC, Nova Venécia, Real Noroeste e Vilavelhense confirmaram presença e vão disputar a Copa ES.
Neste ano, o torneio terá uma nova fórmula de disputa. No arbitral, a maioria dos clubes votou a favor da proposta de fórmula de disputa apresentada pela Desportiva. De acordo com o novo formato, todos os dez times se enfrentam na primeira fase, em turno único. Os oito melhores avançam para a segunda fase, que terá duas chaves com quatro times em cada. A Chave A terá o primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da primeira fase. Já a Chave B será composta pelo segundo, terceiro, sexto e sétimo colocados. Os times da Chave A enfrentam os da Chave B, em turno e returno, e apenas os líderes de cada grupo avançam para a grande final, disputada em jogo único, no estádio estadual Kleber Andrade.
Ao todo, serão 78 jogos disputados em 18 datas e a tabela será sorteada ao vivo, diretamente dos estúdios da TVE, no próximo dia 13 de março, às 20h.
VAGA PARA A COPA VERDE 2025 NÃO ESTÁ CONFIRMADA
Nos últimos anos, a Copa Espírito Santo foi classificatória para a Copa Verde, da temporada seguinte. No entanto, por meio de um comunicado, a Federação de Futebol ainda não confirma que a Copa ES tenha uma vaga para o torneio regional.
Por outro lado, o futuro campeão da Copa Espírito Santo 2024 será o segundo representante do futebol capixaba na Série D do Campeonato Brasileiro 2025.