ANÚNCIO
Com 123 anos de idade, um morador de Linhares carrega mais que um século de histórias e superações. Segundo dados do Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES), esta pessoa é oficialmente o indivíduo vivo mais velho do Espírito Santo.
Mas ele não está sozinho. Um levantamento inédito do Sinoreg-ES, feito com base no cruzamento de dados do CPF e Receita Federal — metodologia que exclui registros com indício de óbito, garantindo precisão — revelou que o Espírito Santo possui atualmente 515 moradores com 100 anos ou mais, vivos e ativos no registro civil.
Linhares lidera o ranking estadual com 38 pessoas centenárias, seguido por Alegre (25) e Alfredo Chaves (21). As cidades do interior concentram a maioria dos centenários, principalmente em regiões rurais onde ainda se preservam hábitos de vida mais simples e alimentação natural.
Veja o ranking de cidades com mais centenários no ES:
1️⃣ Linhares – 38
2️⃣ Alegre – 25
3️⃣ Alfredo Chaves – 21
4️⃣ Água Doce do Norte – 18
5️⃣ Colatina – 18
6️⃣ Ecoporanga – 18
7️⃣ Aracruz – 15
8️⃣ Barra de São Francisco – 15
9️⃣ Mantenópolis – 15
🔟 São Mateus – 13
Embora o levantamento não aponte as causas específicas, especialistas associam a longevidade a fatores como alimentação sem ultraprocessados, laços familiares fortes, baixo estresse e atividade física regular, mesmo na velhice — características comuns em muitos moradores do interior capixaba.
Segundo o Sinoreg-ES, a atualização dos dados dos cartórios, em parceria com a Receita Federal, garante maior precisão na identificação das pessoas vivas com mais de 100 anos, sendo um retrato fiel da longevidade no Espírito Santo.
Fonte: Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES), com base em dados do CPF e Receita Federal.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.