O jeito de administrar revela uma Linhares de mudanças de pensamentos, uma Linhares do futuro. Mas, o jogo de poder envolvendo o grupo do prefeito Guerino Zanon mostra o contrário disso. Velhas práticas com uma pitadinha de mudança foi percebida nesta semana em mais uma “Dança das Cadeiras” entre executivo e legislativo.
O vereador Fabrício Lopes foi deslocado para a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, abrindo vaga o ex-vereador Amantino Pereira Paiva, que não conseguiu se reeleger no pleito passado. De volta ao legislativo, Amantino é visto como uma espécie de “coringa” no grupo de Zanon. Sempre que é eleito junto com Guerino, abre mão do mandato, para assumir uma secretaria, dando vaga ao primeiro suplente.
Só que desta vez está acontecendo o contrário. Amantino ficou apenas 6 meses fora da administração Zanon. Se considerarmos que antes foi Amantino quem abria mão da vaga conquistada para Fabrício Lopes, podemos sugerir esse um favor pago. É a primeira vez que Fabrício ocupa a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, um grande desafio em meio a pandemia do coronavírus.
Desprestigiado
Nesta movimentação, sobrou para outro fiel escudeiro de Guerino Zanon: Ivan Salvador. Ele é quem deixou de ser o comandante da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Considerando altas e baixas patentes, Ivan foi rebaixado a “Subsecretário” da pasta de Serviços Urbanos. Nesse universo político de quem manda e quem obedece, Ivan Salvador desempenha papel de “Fiel Escudeiro”, na íntegra.
Vem mais por ai
No tabuleiro de Guerino Zanon, existe fortes possibilidades que estão sendo discutidas e negociadas. De acordo com fontes ligadas a Prefeitura de Linhares, dentro de poucos dias, vários candidatos a vereador, que não conseguiram reeleição no ano passado, devem assumir diretorias e secretárias na administração Zanon. É a fatura chegando para ser paga. Vamos acompanhar.