Dados do Portal do Empreendedor mostram que Linhares alcançou 10.233 Microempreendedores Individuais (MEI) até o último dia 31 de maio. O primeiro da região Norte a alcançar este número.Entre as principais atividades dos MEIs no município estãoos serviços voltados para a beleza, atividade de obras de alvenaria, comércio de artigos do vestuário e acessórios, além de empreendimentos voltados para alimentação. Em todo o Estado, o número de MEIs chega a 260.630.
O coordenador da regional Linhares do Sebrae/ES, Jarbas Bolsoni, salienta que o município oferece um ambiente propício e muito favorável para quem deseja empreender. “Por meio de parcerias com órgãos públicos e privados, o Sebrae auxilia o potencial empresário com as devidas orientações desde a formalização do CNPJ à gestão da empresa”. Para aqueles que, devido à pandemia, pensam em abrir um negócio para aumentar a renda, Bolsoni alerta que o planejamento é o ponto de partida para qualquer empresa.
“Sem o planejamento, o empreendimento não tem rumo. O dono de um negócio próprio deve estudar cada passo que vai dar, conhecer o mercado, a concorrência, as dificuldades que vai enfrentar, os pontos positivos e negativos e as possibilidades, além de traçar metas e linhas de trabalho para alcançá-las. Planejar é essencial em todas etapas de vida da empresa, não somente no momento que antecede a abertura”, pontua.
Por seu perfil criativo, o empreendedor brasileiro enxerga as oportunidades, inclusive diante das adversidades e crises como a que se impõe agora com a Covid-19. “Sabemos que não basta vontade e paixão. Para conseguir sobreviver e se manter em atividade é preciso aliar o entusiasmo ao preparo. Os mais preparados, com negócios mais estruturados e organizados, se saíram melhor. Planejar, monitorar e inovar devem ser atividades constantes na condução de uma empresa”, ressalta o coordenador.
Reinventar é preciso
A mobilização “MEI. Reivente. Repense. Recrie” está disponível para os MEI de todo país e para quem busca informações para se reinventar e empreender para superar este momento de crise. Com a proposta de oferecer à categoria conteúdos e soluções para manter a renda na crise desencadeada pelo coronavírus, o Sebrae disponibiliza gratuitamente cursos, vídeos com especialistas em diversos segmentos, consultoria e atendimento online, além de conteúdos sobre finanças, marketing, vendas, inovação, legislação, empréstimos e planejamento estratégico. Os serviços podem se acessados em página criada especialmente para esse público, em www.sebrae.com.br/MEI.
Nesse momento de crise para o setor, o Sebrae/ES está empenhado em continuar ajudando os pequenos negócios para minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus. Foi intensificada a abordagem de atendimento remoto e criada a plataforma de apoio do portal “Por Onde Começar” (http://sebrae-porondecomecar.com.br). A plataforma tem como objetivo apoiar empresários de micro e pequenas empresas e toda a sociedade a enfrentar este momento com mais de 40 consultorias online gratuitas, conteúdos, cursos, entre outras soluções.
Ao acessar o portal, o empreendedor tem a sua disposição os canais de interação Fale com o Sebrae, que funciona das 8h às 18h; e seu novo Whatsapp Business, que pode ser acessado via mensagem pelo 0800 570 0800 ou no link: http://bit.ly/whatsapp_sebrae, das 8h às 18h. Na plataforma o empreendedor também encontra cursos gratuitos de EAD e vídeos com dicas práticas para enfrentar as situações de crise.
Confira os números de MEI na região Norte do ES (microrregiões Rio Doce, Centro-Oeste, Nordeste e Noroeste)
Receba notícias diretamente em seu WhatsApp. Acesse: https://bit.ly/2CFYq02
FONTE – ASN