Pelo visto a cidade de Linhares está bem longe de deixar o título que nenhuma cidade desejaria ter, que é a de mais violenta do Estado do Espirito Santo.
Até esta segunda-feira (20/09),o município já registrou 60 homicídios, 11 a mais que se comparado ao mesmo período do ano passado.
Para se ter uma ideia, o município de linhares hoje tem 10 homicídios a mais que o número de homicídios registrados na capital Vitória. Se compararmos o número de habitantes, ai é que a coisa fica mais feia ainda. Vitória têm 369.534 habitantes, enquanto Linhares têm 179.755, isso significa que a capital têm mais que o dobro de habitantes e registou 10 homicídios a menos que a cidade de Linhares.
Quando se compara o crescimento no número de homicídios em Linhares, com os municípios da grande Vitória de 2020 para 2021, Linhares consegue ganhar de todos, pois o único município que faz parte da grande Vitória e que houve aumento nesse número foi a própria capital, que pulou de 46 para 50. Já Linhares deu um salto de 49 para 60, ou seja, 11 a mais.
Nós pedidos ao setor de comunicação da Prefeitura de Linhares para que se manifestasse a respeito do aumento da violência na cidade. A prefeitura respondeu por meio de nota. Veja:
“A Prefeitura de Linhares informa que apoia as ações de segurança das forças policiais – Polícias Civil e Militar –, responsáveis pela segurança do Município, em diversas frentes como o efetivo da Guarda Civil Municipal, que realiza rondas diárias nas regiões de maior vulnerabilidade, além de preservação do patrimônio público.
A patrulha escolar, também da Guarda Civil Municipal, que reforça a segurança nos horários de entrada e saída das escolas municipais, como forma de prevenção às ações de suspeitos de crimes.
Ressalta que mantém em funcionamento 63 câmeras que integram a Central de Videomonitoramento 24 horas, que são um canal de extrema importância para as ações dos policiais.
E também o canal 153, da Guarda Civil Municipal onde os cidadãos podem fazer denúncias, sem precisar se identificar.
Recentemente a Prefeitura reforçou a frota da Guarda Civil Municipal com 10 novas motocicletas e duas novas viaturas, além de entregar novos uniformes e carteiras funcionais.
A Prefeitura também mantém diversos programas sociais voltados às acrianças e adolescentes que residem em áreas de vulnerabilidade, em projetos esportivos e educacionais no contraturno escolar, e também em parceria com entidades socioassistenciais com repasse de recursos públicos.
Um destes projetos, o Preci – Programa de Resistência e Cidadania, apenas neste segundo semestre, atendeu a 1.300 alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em 53 turmas, em sete escolas localizadas no interior e outras dez na sede do município.
No primeiro semestre de 2019, 1.500 alunos se formaram no Programa, atendendo uma demanda de 100% de toda a rede municipal.
O objetivo do Programa é mostrar aos alunos um caminho de resistência às drogas e encaminhá-los a um futuro de oportunidades.
Sobre o curso de capacitação, a secretaria municipal de Segurança Pública mantém diálogo com a secretaria de Estado da Segurança Pública, que se empenham em dar continuidade ao curso ainda este ano, uma vez que o curso está sob responsabilidade da Acadepol – Academia de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.
A secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social também investe recursos em sistema de comunicação da GCM digital, e está em curso, processo de licitação para a aquisição de equipamentos.”