Quatro atletas do município subiram ao pódio, com destaque para Rafael Simonelli, que disputou e conquistou medalha de prata na modalidade de Parajiu-Jitsu.
O Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu, realizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu (FBJJO), aconteceu no domingo, dia 12 de setembro, na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro, cidade situada no sul do estado da Bahia.
A primeira etapa do campeonato contou com a participação de quase 500 atletas de quatro estados brasileiros, e os linharenses não ficaram de fora e representaram o Espírito Santo com garra.
A equipe focou nos treinos e em uma dieta rigorosa para ter bom desempenho durante as competições. Alguns perderam 6 kg em uma semana para chegarem ao peso ideal de cada categoria.
Dos cinco atletas de Linhares, quatro, que participam do Projeto Esporte de SuperAção, promovido pela Associação de Deficientes de Linhares (ADEFIL), medalharam. Anderson Biscoito conquistou uma medalha de ouro; Edvaldo Maguila, um ouro; Igor Santos, uma prata e um ouro, e Rafael Simonelli conquistou uma medalha de prata na modalidade de Parajiu-Jitsu.
“Participar de um campeonato desse porte, é uma honra. Subir ao pódio, mesmo diante de várias dificuldades, falta de patrocínio e mostrar a capacidade que nós atletas e paratletas temos de vencer os próprios limites, é gratificante demais. E nós conseguimos excelentes resultados”, disse Rafael Simonelli.
Os atletas das demais categorias ficaram maravilhados com o que viram durante o campeonato, principalmente, na modalidade de Parajiu-Jitsu. “É incrível o que os paratletas conseguem fazer, independente do tipo de deficiência. A adaptação, a forma de competirem, me chamou a atenção. Precisamos fazer com que campeonatos como esse se tornem comuns aqui no nosso município. É preciso trazer a inclusão social através do esporte, frisou o mestre de artes marciais”, Edvaldo Maguila.