O Programa Seedes iniciou oficialmente, nesta segunda-feira (13), sua etapa de aceleração, reunindo startups, autoridades e representantes do ecossistema de inovação no Hub ES+, em Vitória.
O evento marcou um momento decisivo para o fortalecimento do ambiente empreendedor capixaba, consolidando o Seedes como uma das principais políticas públicas de incentivo à inovação no Espírito Santo.
📢 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Foram apresentadas as 30 startups selecionadas para a aceleração, escolhidas entre 50 participantes da fase de pré-aceleração. As empresas iniciam agora um ciclo de mentorias, capacitações e conexões estratégicas, com foco em aprimorar seus modelos de negócio e ampliar sua presença no mercado.
O governador Renato Casagrande destacou que o programa simboliza o futuro do desenvolvimento econômico capixaba.
“Quando buscamos 30 empresas para acelerar e gerar mais oportunidade, a gente demonstra o caminho que queremos para o nosso desenvolvimento. Queremos que o Espírito Santo aprofunde os estudos em inovação e tecnologia. Não queremos ser apenas consumidores, mas também provedores de tecnologia”, afirmou.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforçou o compromisso do Governo do Estado em consolidar políticas que estimulem a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo.
“O Governo do Espírito Santo é o que mais investe em inovação e tecnologia per capita no Brasil. Nesta nova fase do Seedes, as startups selecionadas vão receber seis meses de mentoria e o aporte de R$ 100 mil para escalar seus negócios, gerando emprego, renda e soluções que melhorem a vida das pessoas”, destacou Lamas.
📲 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Entre as startups classificadas, a Triple AI conquistou o primeiro lugar na classificação geral, com uma solução inovadora baseada em inteligência artificial aplicada à automação de processos e análise de dados.
O CEO Eduardo Barcelos destacou a importância da etapa de pré-aceleração para o amadurecimento do projeto:
“Foi um momento essencial para consolidar nossa base e enxergar o Seedes como uma alavanca para o nosso crescimento”, afirmou.
Durante o evento, o momento “It’s Pitch Time” foi um dos destaques, com startups convidadas, como Endelevo e e-Simples, apresentando suas soluções em poucos minutos. A dinâmica evidenciou a criatividade e diversidade de ideias do ecossistema capixaba.
Outro ponto alto foi o quiz interativo sobre o ecossistema de startups, que envolveu o público de forma leve e educativa, reforçando o objetivo do Seedes de promover integração e troca de conhecimento.
A etapa de aceleração é conduzida pela Neo Ventures, empresa reconhecida nacionalmente por sua atuação em programas de fomento à inovação.
“Estamos orgulhosos em conduzir essa jornada e ver as startups aceleradas crescendo e consolidando seus negócios no Espírito Santo”, destacou Suellen Daleprane, coordenadora de projetos da Neo Ventures.
O Seedes é uma iniciativa da Fapes e da Secti, em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), e faz parte da estratégia do Governo do Estado de alcançar 1.000 startups até 2029. O programa também se conecta a outras ações, como o Inova Serra, a Cidade da Inovação e o Distrito 28, fortalecendo o Espírito Santo como referência nacional em tecnologia e empreendedorismo.

O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.