Ícone do site Norte Notícia

Janeiro tem menor número de homicídios dos últimos 24 anos no ES; Linhares vai na contramão

O Espírito Santo iniciou o ano de 2020 com redução de homicídios dolosos e o melhor resultado para um mês de janeiro dos últimos 24 anos. Ao todo, foram 93 assassinatos nos 31 dias que se passaram, contra 103 do ano passado, representando uma redução de 9,7%. Até então, 2016 era o mês com menor índice de mortes desde 1996, com 94 registros.

ANÚNCIO

Entre as regiões, o destaque ficou para a Grande Vitória, com redução de 21,5%, Norte, com menos 6,3% e Serrana, com queda de 66,7%, com comparativo com o mesmo período em 2019. Entre os municípios no Estado, Vitória apresentou redução expressiva, saindo de 11 casos no ano passado, para somente dois assassinatos nos 31 primeiros dias de 2020.

Cariacica, que conta ainda com o projeto integrado Em Frente Brasil, também registrou números positivos, com 6 mortes violentas contra 11 em 2019, uma redução de 45%. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, a continuidade das ações de monitoramento do programa Estado Presente e o empenho das forças policiais contribuíram de maneira importante para o resultado.

“Não podemos deixar de registrar que 10 vidas a menos foram perdidas em relação ao ano passado. Em um mês que temos aumento considerável na circulação de pessoas nas ruas e a chegada de turistas, registrarmos o melhor resultado dos últimos 24 anos é algo expressivo. Todo o trabalho é acompanhado de perto pelo governador Renato Casagrande, na metodologia do Estado Presente, e, mesmo com um efetivo que não é o ideal, nossas forças policiais têm exercido um papel fundamental para que possamos reduzir a perda de vidas no Espírito Santo”, afirmou.

Até o momento, 48 municípios o Estado não registraram nenhum homicídio.

Linhares na contramão

Na contramão desses números, o município de Linhares no mês de janeiro de 2020 é o pior mês de janeiro desde 2015, quando houve 10 assassinatos.

Em comparação com mês de janeiro do ano passado os números de assassinatos cresceram 200%. O Norte Noticia fez uma reportagem com esses números clique aqui e veja.

Sair da versão mobile