Verdadeira insegurança é o que estão vivendo moradores da localidade de Bebedouro, em Linhares.
Somente neste final e início de semana foram duas tentativas de assalto e um assalto consumado e ainda uma tentativa de arrombamento e um arrombamento.
As duas tentativas de assalto correram por volta das 5 horas da manha de sexta-feira (24/09), quando duas funcionarias de uma padaria estavam chegando para trabalhar, mas o assalto não foi concretizado. Sem obter sucesso na primeira tentativa, o elemento conseguiu assaltar uma feirante e levar uma quantia em dinheiro e seu aparelho celular.
Houve uma mobilização por parte dos moradores e a vítima conseguiu recuperar o dinheiro e o aparelho celular.
Já no domingo (25/09), uma loja do ramo de acessórios de aparelhos de celular, que fica localizada na Rua Rosa Patrocino Correia, por pouco não foi arrombada.
Logo pela manhã do domingo foi ouvido um barulho e quando uma pessoa saiu para vê o que estava acontecendo foi visto um elemento próximo a posta da loja, que ao avistar a pessoa foi logo saindo, depois visto que o suspeito estava tentando arrombar a fechadura da porta da loja. Veja foto.
Já o proprietário de uma loja do ramo de celulares não teve a mesma sorte. Ele foi acordo por voltas 5 horas da manhã desta segunda-feira (26/09), com uma ligação avisando que sua loja estava aberta, de imediato o proprietário foi até a loja, que fica localizada na Avenida Benevenuto Zorzanelli, e chegando no local foi constatado o fato.
De acordo com o proprietário a fechadura da porta de aço foi arrombada e foi furtado de sua loja oito aparelhos de celulares sendo um A 02, um J8, um A10, um A1, dois A 11, todos da Sansung e um G 10 da marca Moatorla, além de outro aparelho, que não foi possível identificar a marca e o modelo, naquele momento. Ainda foram furtadas duas caixas de som de computador além de outra caixa de som grande.
Além da comunidade vier um clima total de insegurança, no bairro tem cinco câmeras de vídeo monitoramento, instaladas por um programa do governo do estado, mas a manutenção e operação ficam com o município, porém em Bebedouro dessas cinco câmeras instaladas, apenas uma funciona. Nossa reportagem já demandou ao município, que é o responsável pelo funcionamento das câmeras, a respeito de quando este importante sistema de monitoramento voltará a funcionar em Bebedouro, mas o município se recusa em responder.
Para ter ideia do descaso do município com a segurança, na localidade de Bebedouro, a loja que foi arrombada na manhã desta segunda-feira, fica a poucos metros de onde estava instalada uma câmera de vídeo monitoramento, e foi derrubada após um caminhão colidir com o poste, em que a câmera estava acoplada. Este fato foi no mês de março de 2015, já se passaram mais de 7 anos e o município não providenciou a reinstalação da câmera. Caso a câmera tivesse sido reinstalada as imagens da mesma ajudariam na identificação do arrombador, ou arrombadores. Com a palavra as autoridades competentes.
Veja imagem do poste e câmera no chão.
O pedido é para quem souber ou quem for abordado para adquirir qualquer aparelho de celular destas marcas ou modelos, que entre em contato urgente com a Polícia através do número 181. As ligações são gratuitas e não é necessária a identificação.