Com a proposta de incluir assistentes sociais, psicopedagogos e psicólogos nas equipes das escolas da rede municipal de Linhares, o Projeto de Lei 1308/2019, de autoria do vereador Tarcísio Silva, será promulgado pela Câmara Municipal nos próximos dias. De acordo com o vereador, a proposta não gera ônus ao Município, visto que o quadro funcional do poder executivo já conta com profissionais aptos para desempenhar esse trabalho.
O projeto chegou a ser vetado pelo prefeito Guerino Zanon. No entanto, os vereadores derrubaram tal veto durante a sessão ordinária de segunda-feira (4/11). Para Tarcísio Silva, essa decisão dos parlamentares reflete a importância do projeto para todos os alunos das escolas públicas.
“O município tem 25 mil alunos na rede municipal e não é justo deixar de oferecer uma equipe multidisciplinar para atendê-los. Infelizmente, são constantes os casos de maus tratos, violência sexual, entre outras situações. O Município de Linhares tem a obrigação e o dever de cuidar dessas crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras de arcar com despesas de profissionais particulares”, declara Tarcísio.
Demanda das escolas
A proposta atende uma necessidade percebida em diversas escolas de Linhares. A diretora e psicopedagoga do CEIM Adagmar Pinto Santos, do bairro Interlagos, Polyanna Lorena Dare, afirma que os problemas familiares se tornaram comuns e afetam o ambiente escolar das crianças. Por isso, atualmente, a unidade de ensino realiza três horas de atendimento com famílias e crianças.
“Mesmo assim, não consigo suprir todas as necessidades, porque a demanda está aumentando. E essa equipe multidisciplinar poderá nos auxiliar na construção de mais ações voltadas para famílias. Atuo desde o ano de 2016 no CEIM como diretora e a unidade possui 450 alunos. Isso quer dizer temos, somente nessa escola, 450 famílias que necessitam ser assistidas com mais atenção por profissionais nessa área”, destaca a diretora.
Como mãe, a advogada Keila Amaro acredita ser fundamental a presença de psicólogos e assistentes sociais dentro das escolas. “Hoje vemos muitos pais e professores ‘tendo que ser’ psicólogos e assistentes sociais para conseguir lidar com questões que envolvem o ambiente escolar, que muitas vezes vão além da sala de aula. Acredito que a presença desses profissionais trará mais informação, cuidado e proteção, tanto às crianças e aos adolescentes, quanto às famílias e professores. Casos de bullying, abuso sexual, depressão infantil, problemas familiares, dentre outros, poderão ser acolhidos de uma forma mais democrática e facilitada”, defende.
Profissionais também apoiam a causa
Para a psicóloga Shirley Amaral, a atuação de psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos nas escolas tem uma importância imensurável. Ela ressalta que o psicólogo, quando inserido no contexto escolar, pode contribuir na motivação e no engajamento de alunos e professores. “Este profissional também pode ter uma atuação interdisciplinar, envolvendo escola, família e comunidade, para que todos trabalhem juntos, visando um desenvolvimento saudável para o alcance de metas relacionadas ao sucesso escolar”, reforça.
O psicólogo também pode atuar para diminuir a evasão escolar, bem como o histórico de repetência e situações de discriminação, como preconceito e bullying, recorrentes no atual contexto.
A assistente social Milla Pião Moreira da Silva acredita que o projeto de lei é fundamental para a garantia de direitos dos estudantes e suas famílias, pois o atendimento e o acompanhamento do serviço social e da psicologia perpassam o ambiente escolar. “A inserção desses profissionais possibilitará a articulação com a rede de serviços para o enfretamento das diversas situações que se apresentam no cotidiano da comunidade escolar. Entendo como extremamente positivo a aprovação deste projeto e todos ganharão”, reforça.