O atual prefeito recuou da defesa de municipalização do Hospital Geral de Linhares, o HGL, feita no ano de 2004, em um de seus mandatos. Na visita de ontem (29/01),do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ao gabinete do prefeito Guerino Zanon, o município foi informado que a estadualização deve ser concretizada até o próximo mês de julho.
Imediatamente, o setor de comunicação da prefeitura divulgou uma matéria, informando a estadualização e uma foto de gabinete entre o prefeito e o secretário estadual de saúde, além do secretário municipal de saúde, Saulo Meirelles, da subsecretária de saúde, Sônia Dalmolin, diretora geral do HGL, Maria Bernadeth Braz, entre outros. Porém, vale o registro, que o mesmo Guerino tinha posicionamento contrário a esta ideia, afirmando que o hospital Talma Drumont Pestana, gerido pelo estado, deveria se tornar HGL, sob a tutela da cidade.
Não demorou muito para que os problemas daquela decisão aparecessem. Além do gasto anual milionário pago pela população, problemas de atendimentos que nunca foram resolvidos.
Desde 2015, a ex-deputada estadual Eliana Dadalto tem defendido a estadualização do hospital, tendo debatido com autoridades em saúde do governo do estado por longos anos. Da tribuna da Assembleia Legislativa, Eliana relatava o caos de atendimento, a decisão equivocada tomada pelo prefeito Guerino que já traz prejuízos.
Na manhã desta quinta-feira (30/01), a ex-deputada ao saber da visita do secretário estadual da saúde ao HGL, disse para a nossa reportagem que ficou muito feliz em saber que um pedido seu está agora sendo atendido. “Como filho bonito tem muitos pais, a estadualização do HGL não seria diferente. Minha felicidade é ver que, enquanto defendia a estadualização sozinha, estava indo na direção certa, pensando no melhor para Linhares, o que muitos não fizeram”, disse Eliana Dadalto.
Já é consenso que a estadualização vai propiciar uma qualidade de atendimento e qualidade de vida para as pessoas que não vão precisar se deslocar tanto para ter acesso ao serviço de saúde. O hospital irá se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral.
O processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL) prevê a elaboração de um plano de transição da gestão hospitalar, que hoje é de responsabilidade do Município, passando a administração do hospital para o Governo do Estado, através da Fundação Inova Capixaba, que vai administrar outros hospitais públicos do Espírito Santo.