O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na tarde desta quinta-feira (22), da abertura do XVIII Fórum Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, que acontece em Vitória. Durante o evento, Casagrande destacou o trabalho realizado pelas forças de segurança do Espírito Santo, que contribui com a queda histórica nos índices de violência. Ele também falou sobre os investimentos do Governo do Estado nas instituições policiais.
“É importante estarmos aqui debatendo a política de Segurança Pública, considerado hoje o principal tema em debate em nosso Estado. Temos grandes desafios, mas graças ao trabalho das nossas forças policiais e das políticas públicas implementadas em nosso Governo, como o Programa Estado Presente, temos reduzido o pior dos crimes, que é o contra a vida”, afirmou Casagrande, lembrando que julho foi o sétimo mês seguido com queda nos casos de homicídio.
Casagrande também citou a importância da valorização salarial, mas dentro das possibilidades do Estado. “Todos sabem da nossa responsabilidade fiscal, mas é uma determinação interna de Governo melhorar a situação dos policiais. Vamos fazer aos poucos dentro das condições permitidas. Já enfrentamos assuntos polêmicos neste ano, como a anistia dos militares que participaram da manifestação de 2017. Fui criticado, mas não poderia dar o primeiro passo no Governo sem fechar essa ferida! O projeto de promoção não agradou a todos, mas fomos ao nosso limite do que podíamos naquele momento e tenho certeza que vamos valorizar de forma merecida nossos militares”, ponderou.
Energia
Em seguida, o governador acompanhou a abertura do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), que também acontece na Capital capixaba. É a primeira vez que o evento é realizado no Espírito Santo. O seminário apresenta as tendências do setor, promove a inovação e o desenvolvimento e abre um espaço para troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica.
Para Casagrande, que tem feito anúncios na área de tecnologia – como a expansão da rede de fibra óptica em toda a Região Metropolitana e a digitalização de processos –, enfatizou a importância nos investimentos em energias renováveis:
“Tudo em torno de nós depende da energia. Os Estados estão tendo que ter um protagonismo maior e apostar em energias renováveis é fundamental para o momento em que vivemos. Desde que assumimos o Governo tenho direcionado para este caminho: de sustentabilidade e de inovação. Para sermos eficiente temos que avançar na inovação. Nossa tarefa é melhorar o ambiente de negócios para que as empresas possam vir para o nosso Estado, que automaticamente se torna mais competitivo, gerando mais oportunidades e diminuindo a desigualdade”, enfatizou.