Um golfinho apareceu morto nesta sexta-feira (26) na área central da praia de Guriri, em São Mateus, e despertou a curiosidade de banhistas por apresentar mordidas de tubarão na carcaça.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, contou que a empresa que faz o monitoramento da praia e presta serviços para a Petrobras recolheu o golfinho e encaminhou o animal para ser necropsiado no Instituto Baleia Jubarte.
Segundo Ricardo, a necropsia servirá para identificar qual a espécie do golfinho, a causa da morte, além de avaliar há quanto tempo a carcaça ficou no mar antes de chegar à praia.
“Provavelmente, esse golfinho morreu por alguma razão natural e a carcaça dele foi predada por tubarão. O que é natural. Tudo o que morre no mar acaba vindo para a praia”, explica.
O secretário aponta ainda que algumas pessoas temem que existam tubarões na praia, próximo aos banhistas, e reforça: “Aqui em Guriri, os tubarões não ficam próximos à costa, na área de banhistas. A população pode ficar despreocupada quanto a isso. Não existe nenhum relato de ataques de tubarão aqui na região. Não é a praia deles, vamos dizer assim”, salienta.