A tradicional Festa Centenária do Caboclo Bernardo, na vila de Regência, em Linhares, no norte do Espírito Santo, será celebrada de maneira inédita, em formato virtual, nos dias 12 e 13 de junho. Atrações musicais e culturais se apresentarão no evento, que inclui também o 30º Encontro de Bandas de Congo.
Como o evento segue as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19, não haverá presença de público. As lives serão transmitidas pelo canal do YouTube da Prefeitura de Linhares.
A celebração é uma homenagem que a comunidade faz desde 1930 para Bernardo José dos Santos. Indígena das matas da bacia do rio Doce, Bernardo jogou-se ao mar em uma grande tempestade para salvar cerca de 128 náufragos do navio de guerra da Marinha brasileira, na madrugada do dia 8 de setembro de 1887, e foi condecorado pela princesa Isabel como herói nacional. A festa foi estabelecida em 1970, por decreto municipal.
O evento é realizado pela Associação Comercial e Agroindustrial de Regência com o apoio da Prefeitura de Linhares e da Fundação Renova, por meio de projeto inscrito e aprovado no Edital Doce.
Criado pela Fundação Renova para fomentar e apoiar projetos de cultura, turismo, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Edital Doce está destinando R$ 13,5 milhões para 228 projetos. Até o momento, 92 já iniciaram as ações planejadas em diversas comunidades, beneficiando diretamente cerca de 63 mil pessoas e gerando 500 postos de trabalho.
“A Festa do Caboclo Bernardo é uma celebração tradicional na região e de grande representatividade. O projeto para a realização do evento foi um dos selecionados pelo Edital Doce e irá contribuir para o fomento à cultura local”, diz Érika Carvalho, analista do Programa de Educação e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova.
Nos intervalos das apresentações haverá sorteio de brindes e a exibição de um vídeo para divulgar a Vila de Regência e impulsionar o turismo, a cultura e a economia local. Além disso, produtos e serviços de fornecedores locais serão exibidos.
Programação:
Dia 12/06 (sábado)
17h – Abertura – Banda de Congo Mirim
17h20 – Natividade
18h50 – Intervalo – Banda de Congo Mirim
19h – Macucos
Dia 13/06 (domingo)
17h – Encontro de Bandas de Congo
17h50 – Teatro Auto do Caboclo Bernardo
19h – João Victor do Acordeon
20h – Teatro Zé Grilo – O trabalhador brasileiro que não desiste nunca
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.