Policiais Militares da Força Tática, durante Patrulhamento realizado na tarde dessa segunda-feira (27/01), na Rua José Caldara, que fica no Residencial Jocafe I, na região do Bairro Santa Cruz, em Linhares, avistou um indivíduo em atitude suspeita transitando em via pública, o mesmo ao perceber a presença dos policiais da Força Tática, mudou de direção de forma repentina, levantando assim uma suspeita. Os Militares realizaram abordagem e busca pessoal, e na cintura do individuou foi encontrado, 01 revólver calibre 38, da marca Taurus. A arma estava municiado com 4 munições intactas de mesmo calibre e a numeração estava ilegível.
Os componentes da Força Tática tinham o conhecimento de que esse suspeito possuía dois mandados de prisão pelos crimes de homicídio e roubo, e após consulta no sistema foi constatado os mandados com o seguintes protocolos: nº 0011123-42.2019.8.08.0030 e o nº 0012736-97.2019.8.08.0030.
Segundo informações de denúncias anônimas, o abordado também é suspeito de ter comedido homicídios na região também ter envolvido no tráfico de drogas na região do Santa Cruz.
Durante a ação policial, os militares receberam informações que o comparsa do suspeito detido, após perceber a ação policial fugiu com uma sacola nas mãos e entrou em uma casa que fica na Rua Gildo Gava no mesmo Bairro. De posse dessa informação foi questionado ao suspeito onde estava o restante do material , o abordado confessou que havia deixado o restante do material com um comparsa.
Os Militares deslocaram até o local indicado, em que foi indicado na denuncia e foi feito contato com o proprietário da casa. No mento em que os policiais chegaram o homem aparentou nervosismo e informou que o comparsa apontado pelo detido tinha acabado de entrar na casa e escondido uma sacola no forro, o proprietário permitiu a entrada dos policiais para averiguar o que havia na sacola escondida. Já na residência foi encontrado o suspeito de ser o compassa do detido e ele de imediato informou onde estava a tal sacola, relatando também que apenas estava escondendo o material para seu comparsa que tinha acabado de ser detido pela equipe, de quem o material pertencia.
Ao averiguar no local indicado, foi encontrada no interior da sacola 01 Garrucha Calibre 44, de dois canos, municiada com 01 munição de mesmo calibre, sem marca e sem numeração; ainda foi encontrado 15 papelotes de cocaína, 30 buchas de maconha, 12 munições intactas de Calibre 32, 02 rádios comunicadores e ainda várias sacolinhas de chup chup, normalmente usadas para embalo de drogas.
Os policiais fizeram consulta dos registros criminais do suspeito que estava na residência, no sistema SISPES e foi constatado um mandado de busca e apreensão, pelo crime de homicídio, expedido pela 3ª Vara da Infância e Juventude, da Comarca de Vitória e mediante os fatos, os dois elementos foram encaminhados para a 16ª Delegacia Regional da Policia Civil de Linhares.
Ainda durante as diligências, foi recebida a informação que o primeiro elemento abordado e detido teria envolvimento com um homicídio, ocorrido no bairro Santa Cruz, no dia 23 deste mês, onde a vítima foi o ex-presidíario, Arthur Damião Nunes Guilhermino, 25 anos e que o crime poderia ter sido cometido com alguma das armas apreendidas.
Materiais apreendidos
01 revolver calibre 38
01 garrunha calibre 44
12 munições calibre 32
04 munições calibre 38;
01 munição calibre 44;
30 buchas de maconha;
15 papelotes de cocaína;
02 rádios comunicadores.