O Flamengo foi guerreiro, mas o PSG é campeão intercontinental de 2025 ao vencê-lo nos pênaltis pelo placar de 3×1 após empatar em 1×1 no tempo regulamentar. Os franceses abriram o placar com Kvaratskhelia, mas Jorginho deixou tudo igual no segundo tempo. Nas penalidades, Safonov defendeu quatro e garantiu o primeiro título mundial da história do clube parisiense.
Apesar das penalidades perdidas por Saúl, Léo Pereira, Pedro e Luiz Araújo, a temporada do Flamengo foi para se orgulhar. Além dos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, a equipe fez um grande Intercontinental e não levou o título por detalhes.
Durante o ano, o rubro-negro conquistou a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca, o Brasileirão e a Libertadores. Após 14 anos, o Flamengo consegue terminar a temporada com o mesmo treinador do início. Isso não acontecia desde 2011, quando o técnico era Vanderlei Luxemburgo. O contrato de Filipe Luís termina no dia 31 de dezembro. Entretanto, a expectativa é que o vínculo seja renovado.
O ano de 2025 chegou ao fim para a equipe rubro-negra. Em 2026, o Campeonato Brasileiro inicia no dia 28 de janeiro. Por volta de fevereiro e março, vai disputar a Supercopa do Brasil, além da Recopa Sul-Americana.
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
1° TEMPO
Como era considerado favorito para o duelo, o PSG tomou a iniciativa. Após falta cobrada, o meia João Neves finalizou pela rede do lado de fora. A primeira grande chance do Flamengo ocorreu aos 17. O volante Pulgar arriscou de fora da área e o goleiro Safonov defendeu.
O PSG tinha mais posse de bola, porém o sistema defensivo rubro-negro estava bem armado. Aos 33, o PSG perdeu um jogador importante. O meia Lee saiu machucado e em sua vaga entrou o volante Mayulu. Após contra-ataque, Rossi falhou e Kvaratskhelia abriu o placar a favor dos franceses.
Em desvantagem, o Flamengo foi para cima em busca da vitória. Arrascaeta cobrou escanteio e o volante Pulgar cabeceou para fora. O primeiro tempo foi truncado, sem grandes oportunidades. O PSG soube aproveitar a falha do goleiro Rossi, mas os brasileiros tinham totais condições de buscar o empate.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S**
2° TEMPO
Como o Flamengo tinha dificuldades em trabalhar as jogadas, o técnico Filipe Luís decidiu colocar o atacante Pedro no lugar de Carrascal. O objetivo era segurar mais a bola no sistema ofensivo. Aos 13, Marquinhos derrubou Arrascaeta na área e o árbitro marcou pênalti a favor do Flamengo. Jorginho bateu e deixou tudo igual no placar. Este resultado levou a disputa à prorrogação.
Após a entrada de Barcola, o PSG foi com tudo ao ataque. Do outro lado, o rubro-negro se defendia muito bem. Aos 27, a bola sobrou para João Neves, porém Léo Ortiz tirou a bola em cima da linha. O técnico Luiz Enrique ainda colocou o atacante Dembelé, eleito melhor jogador do mundo. A equipe do Flamengo parecia cansada nos minutos finais do jogo.
Gonzalo Plata fez boa jogada pela direita e tocou para Pedro finalizar para fora. Os franceses pressionavam, mas os brasileiros também eram perigosos ao explorar velocidades pelas pontas. A equipe do PSG ainda teve uma última bola com Marquinhos, porém Léo Pereira tirou em cima da linha.
PRORROGAÇÃO
Ambas as equipes buscavam a vitória, mas as defesas davam pouco espaço para criar jogadas perigosas. A tendência era que tudo fosse decidido em um único lance. Nos últimos minutos, Nuno Mendes arriscou de fora da área e Rossi defendeu.








