A morte de um morador da zona rural de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, está sendo investigada. A suspeita é de que o indivíduo tenha contraído febre maculosa. A Secretaria de Saúde (SESA) informou que a investigação a respeito do quadro clínico da vítima será concluída em até 60 dias.
De acordo com informações da Prefeitura de Sooretama, o paciente, que não teve a identidade revelada, deu entrada no Pronto Atendimento do município, porém precisou ser encaminhado ao Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, local em que veio à óbito. Não há informações sobre o registro de falecimento da vítima.
A administração emitiu a seguinte nota:
“Como os sintomas apresentados requerem atenção e tratamento em um hospital, para poder identificar a causa, o médico solicitou a transferência para o Hospital Roberto Silvares, nosso hospital de referência. A causa da morte está sob investigação”.
O município deverá ser notificado pela Sesa se for confirmada a causa da morte por febre maculosa. A Prefeitura frisou a importância de alertar a população, divulgando informações de prevenção à doença por meio das mídias espalhadas pela cidade, redes sociais e pelos agentes de saúde.
Febre maculosa: Casos confirmados em 2023
Segundo a Secretaria de Saúde, o Espírito Santo registra 3 mortes causadas pela doença, desde o início do ano. Os casos ocorreram nas cidades de Colatina e Barra de São Francisco, que estão localizadas no Noroeste, e em Conceição da Barra, que está localizada ao Norte do Estado. Durante esse período, o Estado confirmou 12 casos de febre maculosa.