Os Estados Unidos da América lançaram um ataque militar de grande escala contra a Venezuela na madrugada deste sábado (3), segundo anúncio feito pelo presidente Donald Trump em rede social. Trump afirmou que as forças americanas capturaram o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, e os retiraram do país por via aérea após as ações militares
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Imagens e relatos de moradores de Caracas indicam que pelo menos sete explosões foram ouvidas em diferentes pontos da capital venezuelana e em estados próximos, com relatos de aeronaves sobrevoando a região em baixa altitude. A ação teria durado cerca de 30 minutos e afetado áreas civis e militares.
O anúncio de Trump veio seguido de um convite para uma coletiva de imprensa na manhã deste sábado, quando ele disse que as ações “foram conduzidas com sucesso”, sem fornecer detalhes sobre para onde Maduro e sua esposa teriam sido levados.
Leia matéria completa no www.nortenoticia.com.br
Reação do governo venezuelano
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que o governo não sabe onde Maduro está e exigiu uma prova de vida do presidente e da primeira-dama. O governo chavista denunciou a ação como uma **agressão militar grave” e uma “violação da soberania nacional”, exigindo que a população se mobilize contra o ataque. AP News
Autoridades venezuelanas relataram rupturas de energia em partes de Caracas, em especial perto da base aérea de La Carlota, e divulgaram que o ministro da Defesa prometeu resistir contra qualquer presença de tropas estrangeiras no território.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Impacto internacional e análise preliminar
A ofensiva marca um dos maiores confrontos entre os EUA e um país da América Latina em décadas, aprofundando tensões geopolíticas. Países da região têm reagido de diferentes formas: alguns condenaram a ação como agressão militar, enquanto outros pressionam por uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU.
Analistas apontam que a operação representa um aumento significativo da pressão americana sobre o regime de Maduro, que vinha enfrentando sanções, acusações de narcotráfico e um prolongado impasse diplomático com Washington.Continua em atualização à medida que mais informações são confirmadas.
![]()
![]()
Imagens - Reprodução Internet
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Imagens - Reprodução Internet






